SOBERANA
Destaque

Nosso rio São Francisco celebra 515 anos

rio-sao-francisco-515[ad name="728x90"]

RIO SÃO FRANCISCO 515 ANOS


Como um gigante de águas claras, o rio da integração nacional acompanha e permite o desenvolvimento do Brasil desde os seus primórdios. nesta terça-feira  (4), faz 515 anos da descoberta do rio São Francisco, que corta cinco Estados do país.



Ele cresce e faz história com a nação, contudo, mesmo forte e vital aos 505 municípios por onde passa, aos poucos foi sendo degradado pela ação humana.

O berço do São Francisco fica na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Ele percorre cerca de 2.800 quilômetros, passando por cinco estados: além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, até desaguar no Oceano Atlântico.

Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.

O Velho Chico banha Pernambuco pela margem esquerda, desde Petrolina até Jatobá e Taracatu, onde o rio Moxotó separa o estado do de Alagoas, região de influência da barragem de Itaparica. Sua extensão no estado é de cerca de 472 km.

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.