SOBERANA
Eventos

River Shopping promove exposição fotográfica com crianças autistas

[ad name="728x90"]

Este ano, o River Shopping vai comemorar o mês das crianças de uma maneira mais que especial. Entre os dias 7 e 25 de outubro, promove a exposição fotográfica “Infinito Particular”, protagonizada por crianças autistas. Iniciativa inédita na região, a mostra tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão. Assinada pela fotógrafa Rosângela Sá, a exposição terá visitação gratuita e exibirá 14 grandes painéis, com fotos e textos que contarão a história de cada criança.

Ao todo, sete crianças participam da mostra fotográfica, sendo cinco autistas e duas neurotípicas (como são denominadas pessoas que não apresentam nenhum tipo de psicopatologia). Alice e Artur, que são gêmeos, Eydson, João Gabriel, Luiz Henrique, Sofia e Rafael, cujas idades variam entre dois e sete anos, têm rotinas e gostos parecidos com a maioria das crianças – a diferença está nas terapias que alguns deles precisam para ajudá-los a desenvolver algumas habilidades, como as sociais e de comunicação. Todos eles são muito inteligentes, carismáticos e verdadeiramente adoráveis, o que o público poderá facilmente comprovar observando as fotos.

A gerente de Marketing do River Shopping, Eliária Reis, explica como surgiu a ideia. “Acreditamos no papel social do Shopping, local que acolhe diariamente tão diversas pessoas. Dar visibilidade ao autismo é mostrar ao nosso público que limitações não definem as pessoas. Queremos proporcionar uma maior compreensão do tema, mostrando que essas crianças estão sempre rodeadas de amor e dispostas a distribuir muito amor também”.

A fotógrafa Rosângela Sá avalia que produzir as fotos com as crianças autistas foi um desafio prazeroso. “Estou muito feliz por ter constatado que criança é criança, independente de ter autismo ou não. Nesses ensaios, fiz exatamente tudo o que faço com crianças neurotípicas – mas de acordo com a particularidade de cada uma delas – e o resultado foi ainda mais incrível. Estou imensamente grata ao universo por me propiciar tal experiência e de ter comigo pessoas maravilhosas que fizeram o meu sonho de fotografar crianças especiais uma realidade”, avalia.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que modifica especialmente a capacidade de comunicação e de socialização, de forma mais ou menos intensa, dependendo da gravidade com que se apresenta. Ainda que não tenha cura, existem muitos tratamentos, terapias e atividades que, aliadas ao cuidado da família, promovem uma profunda evolução e qualidade de vida para o autista. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e começarem as intervenções, melhores serão os resultados obtidos pela criança.

Parceria – O projeto “Infinito Particular” foi concebido em parceria com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf), instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é potencializar o tratamento, educação e socialização de autistas da região. Fundada em 2012, a Aamavasf promove ações de conscientização junto à sociedade, além de realizar palestras, encontros e eventos de acolhimento entre famílias de autistas e profissionais como psicólogos e pedagogos.

Serviço:

Exposição fotográfica “Infinito Particular”

Período: de 7 a 25 de outubro

Horário: 10h às 22h (segunda a sábado) / 14h às 22h (aos domingos)

Local: River Shopping (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 100, Centro – Petrolina-PE)

Visitação gratuita

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.