SOBERANA
Governo Municipal

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza semana de conscientização contra tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é lembrado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apesar de curável, é a segunda principal causa de morte no mundo, depois do VIH/Sida (Vírus da Imunodeficiência Humana). Por ano, 3 milhões de pessoas morrem de tuberculose em todo o mundo.
Em Petrolina, neste ano de 2017, foram notificados 34 casos de tuberculose. No ano de 2016 foram diagnosticados 117 casos. Durante toda a semana foram realizadas ações de conscientização. Nesta sexta-feira (24), considerado o dia D, a equipe da Secretaria de Saúde do município, vai realizar uma panfletagem no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração. Serão passadas orientações sobre a doença.
Segundo a gerente de ações estratégicas em Epidemiologia, Joara Moraes, “a intenção é levar informação sobre a doença a população e evitar um diagnóstico tardio, diminuindo com isso o risco de óbito. Na nossa região o índice é alto e muita gente tem a doença e não sabe”, frisou.
Principais sintomas e transmissão
Fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.
O Dia Mundial da Tuberculose
O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.