SOBERANA
Bahia

Concurso Polícia Militar PM BA 2017: Saiu o edital com mais de 2.000 vagas para Soldado

Saiu o tão aguardado edital de concurso público da Polícia Militar do Estado da Bahia (Concurso PM BA 2017). De acordo com o documento divulgado no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (10), serão oferecidas nada menos que 2.000 (duas mil) vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM).
Para concorrer a uma das vagas no concurso da Polícia Militar/BA, será necessário certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por Instituição de Ensino reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. Para ingresso e exercício na função de Soldado, o candidato deverá concluir com êxito no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
A remuneração a ser concedida ao aprovado e ingressante como Aluno Soldado PMBA/CBMBA será de um salário mínimo, a título de bolsa de estudo. Após a conclusão do Curso de Formação, já na condição de Soldado PMBA/CBMBA, o aprovado terá direito a remuneração inicial de R$ 2.585,05.
Das duas mil vagas da Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse, que poderá ser Salvador e RMS, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas.
O edital prevê ainda que do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do certame, 30% serão reservadas aos candidatos negros.

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho de 2017, exclusivamente pelo site do IBFC (http://www.ibfc.org.br/menus/inscricoes_online) e a taxa custa R$ 70,00.

SELEÇÃO E INGRESSO

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso contará com duas etapas: prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, ambas previstas para o dia 06 de agosto de 2017, nas seguintes cidades:
- Polícia Militar: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba;
- Corpo de Bombeiros Militar: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.
Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias.
O Aluno Soldado PMBA/CBMBA poderá realizar o respectivo Curso de Formação em quaisquer das regiões indicadas no edital, independentemente do local onde tenha se inscrito, a critério da Administração. Após a conclusão do Curso de Formação, será lotado na Região de Classificação - Município/Sede em que efetuou a inscrição.

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.