Faculdade Soberana
Agricultura

Produtores de Icó-Mandantes visitam projetos da Codevasf em Petrolina e Juazeiro

O objetivo foi promover troca de experiência visando a transferência de gestão daquele projeto; ação teve apoio da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu visita técnica de produtores do projeto de irrigação Icó-Mandantes, localizado em Petrolândia e Floresta, em Pernambuco, aos projetos irrigados Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), e Maniçoba, em Juazeiro (BA). O objetivo foi promover troca de experiência visando a transferência de gestão daquele projeto.

"A visita foi para que os produtores conhecessem os modelos de gestão, trocar ideias. Não existe receita pronta. Cada caso é um caso. Por isso, estamos vendo o que deu certo e o que não deu em cada projeto", afirmou o gerente da Área de Irrigação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, José Costa.

O agricultor Rogério Gomes de Sá, conhecido como Rogério Novaes, é um dos produtores do projeto Icó-Mandantes. Ele viajou mais de 300 km, de Petrolândia até Petrolina, com outros 15 produtores para ver de perto a experiência dos Distritos de Irrigação do Nilo Coelho e Maniçoba. "A gente conseguiu sentar com um grupo de agricultores. Formamos uma comissão e pedimos apoio à Codevasf. A visita foi muito produtiva. Está todo mundo satisfeito, com o pensamento mais elevado para criarmos esse distrito de irrigação", disse o irrigante.

Durante o encontro, ficou acertada uma visita dos gerentes do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, Paulo Sales, e do Distrito de Irrigação Maniçoba, Valter Matias ao projeto Icó-Mandantes.

Juntamente com outros oito projetos, o Icó-Mandantes integra o Sistema Itaparica - um conjunto de dez projetos de irrigação situados na fronteira do Submédio São Francisco entre Pernambuco e Bahia. Foi criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no final da década de 1980 para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga. Ele é voltado à agricultura familiar.

Até 2014, os projetos do complexo Itaparica eram administrados por meio de parceria entre a Codevasf e a Chesf. Com o fim do convênio, as áreas irrigadas localizadas nos municípios pernambucanos de Petrolândia, Floresta e Itacuruba passaram a ser administradas pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), com o apoio da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.