SOBERANA
Educação

Professores da rede estadual de Petrolina participam de encontro sobre o bem estar e a saúde mental dos jovens

Na tarde desta sexta-feira (09), professores da rede estadual de Petrolina se reúnem com psiquiatras para discutir o bem estar e a saúde mental dos jovens. O encontro com docentes dos ensinos Fundamental II e Médio tem por objetivo ajudar os profissionais a identificar sinais de Bulling, Depressão na Adolescência e até mesmo tentativas de suicídio entre os estudantes. A roda de conversa tem início às 14h, no auditório da Gerência Regional do Sertão Médio São Francisco – localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, bairro Vila Eduardo.

“O jovem emocionalmente fragilizado, vítima do Bulling ou da Depressão, por exemplo, busca na internet e nos grupos sociais espaços ou atividades onde ele possa se inserir. Infelizmente, nem sempre encontramos práticas saudáveis nesses segmentos. Esse ‘jogo’ da baleia azul e a séria ‘Os 13 porquês’, da Netflix, mostram isso. Então, queremos aproveitar que esses fatores estão em evidência para tratar disso com os professores e evitar que casos mais graves, como os de suicídio, venham a acontecer”, diz o Dr Edésio Lira, psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP).

De acordo com ele, o foco deste encontro está, primeiramente, nos professores porque o jovem passa a maior parte do seu dia na escola e os docentes podem ajudar a identificar os sinais de algum transtorno mental. A ideia é que, dessa forma, o professor possa dar o suporte e a orientação que o estudante precisa. “Sobretudo neste momento tão difícil e conturbado que é a adolescência quando a pessoa passa por uma série de transformações físicas e emocionais”, argumenta o psiquiatra.

Além do Dr Edésio Lira, participam do encontro com os professores os doutores Everton Botelho, psiquiatra e professor da Universidade Federal de Pernambuco, e Cláudia Pires, psiquiatra e pesquisadora do Grupo de Estudos da Prevenção ao Suicídio da UFPE.

SIMPÓSIO MÉDICO – o encontro com professores da rede estadual de ensino é uma atividade extra na programação do III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão que será realizado nestes dias 09 e 10 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento, que já foi realizado em Caruaru e Garanhuns nos anos de 2015 e 2016, respectivamente, visa a troca de experiências, conhecimento e o contato entre estudantes e profissionais de Medicina para a valorização da Saúde Mental e o bem estar da população.


Serviço:
Encontro com professores da rede estadual de Petrolina
Sexta-feira, dia 09 de junho, às 14h
Auditório da Gerência Regional do Sertão Médio São Francisco
(Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio – bairro Vila Eduardo)

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.