Faculdade Soberana
CURSOS

Conheça a Coordenadora e Professores que fazem parte da equipe da Faculdade de Odontologia Soberana de Petrolina-PE

Catarina da Mota Vasconcelos Brasil Coordenadora do Curso de Odontologia  

Possui Graduação (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Odontologia Integrada pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Ortodontia - ABO Petrolina em andamento. 

Habilitada em Laserterapia e Práticas Integrativas pela USP (2011) e Toxina Botulinica e Preenchimento Orofacial - UNICAMP. Possui experiência em gestão, foi Secretária Adjunta de Saúde do Ipojuca-PE, Sócia-Administradora e Professora no Supera-Ginástica para o Cerébro, Unidade Recife. 

Também é Coach, Palestrante, Diretora de Projetos da ACT Treinamentos Estratégicos e Professora da Capacitação de Toxina Botulínica e Preenchimento em Odontologia pela ABO-AL.

Uma breve entrevista com com a Coordenadora Dra. Catarina da Mota


1. Qual será seu maior desafio como coordenadora do Curso de Odontologia pela Faculdade Soberana em Petrolina
Cooperar para que a Soberana se torne a principal instituição de ensino superior privado do pólo Petrolina-Juazeiro, reconhecida pela excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

2. Como está se sentindo em Coordenar a primeira Faculdade de Odontologia do Vale do São Francisco? Sinto-me muito honrada em coordenar o primeiro curso de Odontologia do Vale do São Francisco por ser filha da região, ter a possibilidade de colaborar com o desenvolvimento técnico-científico da Odontologia, oferecer serviços odontológicos de baixa e alta complexidade para comunidade sanfranciscana.

3. Qual sua expectativa como coordenadora da Faculdade Soberana em Petrolina?
Formar dentistas generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capazes de realizar a promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

4. Qual sua mensagem para os primeiros alunos da Faculdade Soberana que estão ingressando no curso de odontologia?
Que se dediquem de forma intensa e proveitosa, fazendo dos pequenos e grandes momentos, únicos, de forma para potencializar crescimento pessoal e profissional.

5. Qual sua mensagem para equipe de professores da Faculdade Soberana de Petrolina?
Que todos os professores sigam a missão da Instituição, norteado pelos valores, foco no aluno; capital humano; meritocracia; qualidade dos serviços; inovação e ética.

6. Uma frase: (motivação). Tudo posso naquilo que acredito.

Conheça a equipe de Professores 

Ana Paula Eufrázio do Nascimento Andrade - Professora Genética e Bioquímica

Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Mestrado acadêmico- da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Especialização em andamento em Gestão em Saúde Pública. Desenvolveu tirocínio docente na disciplina de Bioestatística e Epidemiologia (E.I. III), componente curricular do Curso de Odontologia da UEFS (2015.1). Possui formação em Odontologia pela UEFS (2013.2). 

Pesquisadora-Bolsista CAPES. Pesquisadora voluntária do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (NUPESCAP) da Unidade de alta Complexidade em Oncologia (UNACON), do Hospital Dom Pedro de Alcântara (2015 - atual).

Pesquisadora voluntária do Núcleo de Câncer Oral - NUCAO/UEFS (2013-Atual). Atuou como monitora (bolsista) nas Disciplinas Odontologia Preventiva e Social II (OPS II) e Odontologia Preventiva e Social IV (OPS IV). Realizou atividades de extensão voluntária no PET- Saúde da Família e no Programa Laboratório de Comunidade (PROLAC). 

Participou como Estagiária e Mediadora de Aprendizagem no Estágio de Vivência do SUS, nas terceira e quarta edição. Foi bolsista do Programa de extensão da UEFS (PROEXT) e monitora (voluntária) da Disciplina Odontologia Preventiva e Social IV (OPS IV). 

Participou como membro do Diretório Acadêmico do Curso de Odontologia (DIRACO) e do Colegiado do Curso de Odontologia, na qualidade de representante discente.

André Dionísio de Oliveira - Professor Anatomia
Possui graduação em Odontologia pela Universidade José do Rosario Velano (2005),Especialização em Cirurgia Traumatologia Buco-maxilo-facial(2008),pelo Hospital Universitário Alzira Velano(UNIFENAS-MG), Mestre em Cirurgia Traumatologia Buco-Maxilo-Facial(2011) pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic(Campinas-SP). 

Atualmante é professor de Implantodontia e diretor do Instituto Nobre de Odontologia(INO). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, atuando nos seguintes temas:Cirurgia Ortognática, Traumatismo Facial, Implantodontia e Cirurgia Reconstrutiva da face. 

Clinica privada em Juazeiro-BA com ênfase em Casos Complicados em Implantodontia.

Andréa Pereira de Souza Pinto - Professora Endodontia

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (2001) Mestrado em Odontologia-Área de Concentração em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2015), Especialização em ENDODONTIA pela Universidade Federal do Ceará (2004) e em GESTÃO EM SAÚDE pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014). 

Atualmente é cirurgiã-dentista da PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA-PE e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia da Funorte-Juazeiro-BA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em PSF.

Andreia Moreira de Souza Barros - Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico & Sociologia e Antropologia

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Saúde Coletiva (2011) e doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (2013). 

Atualmente é cirurgiã-dentista-ortodontista do CADEFI-IMIP, docente do curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia do Recife e graduação da mesma IES. 
Cirurgiã-dentista do Hospital Universitário HU-UNIVASF. Atua principalmente nos seguintes temas: odontologia do trabalho, saúde do trabalhador, perícia odontológica, epidemiologia,metodologia do trabalho científico, fissura palatina, pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e ortodontia.

Malvina de Souza Pereira - Saúde Coletiva

Possui Pós-graduação em Saúde da Família - UNASUS UFPE(2014); Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP/UPE (2007). Atualmente é concursado da Prefeitura Municipal de Petrolina, exercendo o cargo de cirurgiã-dentista no PSF. 

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Publica. Professora de Saúde Coletiva I e II da SOBERANA - Faculdade de Saúde de Petrolina.
Mona Oliveira Ramos - Psicologia Aplicada à Saúde
Possui graduação em psicologia pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (2009). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Atualmente atua como coordenadora de educação inclusiva (Escola Prisma), Psicóloga clínica-infantil (Clínica Multifisio) e Professora de pós-graduação (Cidade Atualizações).
A FACULDADE DE ODONTOLOGIA SOBERANA
Com o objetivo de promover uma relação humanizada entre estudantes, professores e comunidade, a Faculdade Soberana já chega a Petrolina bem conceituada pelo ranking do Ministério da Educação (MEC). A instituição que obteve nota 4, está entre 12% das instituições de nível superior no Brasil que possuem nota 4 ou superior junto ao MEC.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do curso de Odontologia da Faculdade Soberana, a Doutora Catarina Brasil, para permitir que a faculdade funcione, o MEC faz uma graduação que vai de 1 a 5, onde 1 seria a menor nota e 5 seria a nota máxima. “Conseguimos a nota 4, isso deve-se ao corpo docente, onde praticamente a maioria são mestres e doutores, a infraestrutura, o investimento na tecnologia, a biblioteca disponibilizada para o aluno e todos os recursos que eles vão ter.”, explica.

Catarina ainda afirma que a Soberana terá alguns recursos a mais que alguns instituições que estão há anos no mercado, pois o projeto teve início em 2013 quando foi solicitada a liberação ao MEC e, oficialmente, foi autorizada em maio desse ano.

“Durante esses 4 anos foram realizadas as adaptações na estrutura do prédio, a captação dos recursos, compras de equipamentos, implantação dos laboratórios, contratação dos professores, onde tentamos na medida do possível contemplar os profissionais da região que conhecem muito mais a realidade local. Além disso, está sendo pensado formas de desenvolver pesquisa, pois reconhecemos a importância dos avanços tecnológicos que ela promove tanto para os profissionais, quanto para a comunidade, pois é importante que a população tenha acesso a serviços  que hoje não existem aqui através dos projetos de extensão, com a troca entre professores, alunos e comunidade.”, ressalta.


As inscrições para o vestibular estão abertas podem ser feitas através dosite até o dia 14 julho pelo site. Ao todo, estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o vestibular e 40 pelo Enem. As provas serão aplicadas no domingo (16), o resultado será divulgado no sábado (22) e as matrículas serão realizadas de 24 a 29 de julho. As aulas terão início em 14 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3864-1668, pelo site ou no prédio da Soberana, localizada no antigo prédio do CSU, em frente ao antigo Hospital HGU.

Edição: Nelson Fontes - Divulga Petrolina

Editor: Nelson Fontes

1 comentários:

  1. Orgulho de uma equipe capacitada, motivada que acredita que ensino modifica as pessoas. Parabéns família Soberana.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.