DRAVEL
Meio Hambiente

Redução de vazão do rio São Francisco poderá impactar na economia da região de Juazeiro e Petrolina

Com a redução ainda maior na vazão do rio São Francisco a partir do dia 30, deste mês de Julho que deve chegar aos 550m³/s, onde poderá complicar mais ainda o transporte fluvial que é muito usado na região de Juazeiro e Petrolina.

Na última sexta-feira (21) aconteceu uma reunião entre representantes da Prefeitura de Petrolina e a Associação das Barquinhas, foi discutido ações que serão implementadas para garantir a continuidade do transporte. 

O serviço será de remoção de areia e cascalho na margem petrolinense, dando maior profundidade para evitar que as barcas encalhem, o que já estão acontecendo frequentemente com a vazão de 600m³/s  atual.

Neste final de semana já estão sendo realizado estudos de viabilidade e uma nova reunião foi marcada para esta segunda-feira (24). A preocupação em questão também é o turismo, onde em algumas rotas correm riscos de serem interrompidas, onde por exemplo as travessias da ilha do Rodeadouro. 

Passeios por grandes barcos no bi-polo Juazeiro e Petrolina, a exemplo do roteiro enoturistico Vapor do Vinho, já sofrem as consequências da vazão baixa e devem sofrer impactos ainda maiores com a nova redução. Essa baixa tem provocado muita apreensão no setor agrícola e industrial, que vive dias de tensão com as medidas de contenção impostas pela ANA, para uso da água neste período. 

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.