Faculdade Soberana
Agricultura

Mais de mil famílias rurais vivem uma nova realidade agrícola no Norte da Bahia, com apoio da Codevasf

Agricultores familiares do Norte da Bahia já vivem uma nova realidade no campo, graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de 30 associações de produtores rurais foram estruturadas com kits de máquinas e implementos agrícolas no primeiro semestre deste ano. A ação facilitou o trabalho no campo para mais de 1,1 mil famílias na área de atuação 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

Os investimentos federais ultrapassaram R$ 3,5 milhões, com recursos de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional e do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia por meio de emendas parlamentares.
“Estamos muito gratos e felizes pelo desenvolvimento da nossa associação. Com esses maquinários, o nosso trabalho no campo ficou muito mais rápido e prático. O trator facilita a locomoção das mercadorias, sem falar que é uma máquina de importância singular, versátil na produção agropecuária. Só temos que agradecer à Codevasf pelo trabalho prestado à nossa associação, e tantas outras das quais ela é parceira”, afirma o agricultor José Francisco, presidente da Associação Comunitária do Povoado de Algodões, no município de Santa Brígida.

No município de Uauá, os agricultores familiares ligados à Associação de Desenvolvimento Comunitário Agropastoril da Fazenda Campos Novos, também comemoram os resultados obtidos. “Até então as plantações de milho, feijão, capim, entre outros cultivos dos nossos associados, eram muito difíceis, pois utilizávamos o trabalho manual ou ferramentas simples, o que dificultava bastante o nosso processo de produção”, diz a presidente da entidade, Neucinei Santos de Souza Nogueira. “Com essa tecnologia, temos a condição de fazer este trabalho com a melhor qualidade. Uma melhoria tanto no setor agrícola, como na nossa qualidade de vida”, conclui.

O objetivo da Codevasf é o desenvolvimento do trabalho agrícola familiar para propiciar a melhoria na qualidade de vida e a geração de emprego e renda nas localidades incluídas nessa ação de estruturação agropecuária. “Esse trabalho que a Companhia vem desenvolvendo tem contribuído para que os produtores avancem no uso de tecnologias para o campo com a mecanização agrícola em suas propriedades”, explica o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, da Gerência de Revitalização das Bacias Hidrográficas em Juazeiro, Luciano Rocha.

Ele destaca que as associações têm mais oportunidades para ampliar as áreas cultivadas nas propriedades e podem gerar um excedente na produção, agregando, assim, maior renda para cada produtor familiar.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, as ações começam a dar resultados práticos. “Durante o contato com presidentes de associações e com produtores familiares, nós percebemos que eles estão se beneficiando da tecnologia no trabalho no campo. Segundo eles, hoje as atividades estão sendo feitas de uma maneira mais rápida, produtiva, econômica e abrangente, pois podem atender a todos os agricultores familiares ligados às associações”, revela.

A Codevasf beneficiou com kits agrícolas – compostos por trator, arados, carreta agrícola e sulcadores – associações de agricultores familiares nos municípios de Abaré, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, Jacobina, Macururé, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Remanso, Rodelas, Santa Brígida, Uauá e Várzea Nova. “Já conseguimos atender mais da metade dos municípios que compõem nossa área de atuação no Norte da Bahia. Isso nos deixa motivados a continuar com essas ações, que estão mudando a realidade dos agricultores sertanejos”, aponta o superintendente regional.

Por: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.