SOBERANA
Eventos

Ouvidoria em Ação registra público recorde no Sertão do Vale do São Francisco

Com público recorde, o 3º Encontro Ouvidoria em Ação – participação social e cidadania, promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), através da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), movimentou o município de Petrolina e cidades vizinhas na última semana. Em um dia de debates, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o papel e a importância da ouvidoria, como importante canal de diálogo com a população e instrumento de controle social. Através do encontro, o Governo de Pernambuco busca também interiorizar as ações da OGE e fomentar a implantação de ouvidorias, principalmente nos municípios. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), contou com o apoio da Prefeitura de Petrolina.

“As ouvidorias são fundamentais instrumentos de gestão. Por meio delas, a sociedade participa do governo e exerce seu direito à cidadania, sendo as manifestações elementos transformadores. O Governo do Estado, através da SCGE, que é o órgão central de controle interno, vem disseminando a importância das ouvidorias e estimulando a sua implantação nas diversas esferas de poder, para fortalecer ainda mais o diálogo com a sociedade”, destacou o Secretário-executivo da Controladoria-Geral do Estado, Caio Mulatinho, que deu as boas vindas aos participantes.

A programação trouxe quatro palestras: “Ouvidoria-Geral do Estado: ferramenta de gestão e controle social”, ministrada pela Diretoria de Ouvidoria e Controle Social da SCGE, Zélia Correia; “Democracia e participação social”, pela coordenadora da pós graduação em Direito Civil e Processo Civil da Uninassau, Ariana Carvalho, pela coordenadora do projeto social ‘Viva Nassau na unidade’ e da pós graduação em Engenharia, professora doutora Candida Lima, e ainda pelo coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em Pernambuco, Abelardo Lopes; “Implantação de ouvidorias municipais e Experiência da OGM Petrolina”, pela Ouvidora de Petrolina, Flávia de Oliveira, pelo Ouvidor do Ministério Público, Antônio Carlos, e o coordenador da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Eduardo Porto; e a “Evolução da Ouvidorias no Brasil”, apresentada pelo presidente e fundador da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusman (ABO), Edson Vismona.

Para Zélia Correia, a presença da OGE no interior do Estado é a afirmação do compromisso público assumido com o cidadão. “A ouvidoria é o canal legítimo disponibilizado pelo Estado para receber as manifestações da sociedade. Tais manifestações são utilizadas para melhoria da gestão, voltada para atender as necessidades sociais”, completou.

A Secretária-executiva da Controladoria e Coordenadora Geral da Ouvidoria de Petrolina, Flávia de Oliveira, destacou a importância de um evento com essa temática para o município e região. “O Ouvidoria em Ação auxilia na divulgação do papel da ouvidoria e estimula a participação social na gestão, aproximando a prefeitura da população. Além disso, dissemina as boas práticas e contribui para o compartilhamento de experiências entre os profissionais da área”, acrescentou.

CURSO - No dia seguinte ao evento, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) realizou o curso “Ouvidoria na prática”, que tem como proposta trocar experiências relacionadas às atividades da ouvidoria. A oficina, que também registrou recorde de inscritos, com mais de 50 participantes, foi ministrada pela Diretoria de Ouvidoria e Controle Social, Zélia Correia, com participação do Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em Pernambuco, Abelardo Lopes. 
Assessoria de Comunicação - ASC

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.