DRAVEL
Eventos

Petrolina 122 anos: Cultura, história e memória marcaram o desfile alegórico em comemoração ao aniversário da cidade


A Avenida Guararapes foi o palco para o espetáculo em comemoração ao aniversário de Petrolina. O tradicional desfile alegórico de 21 de setembro contou a história da cidade em ‘Verso e Prosa’.

Mais de 3500 componentes de 26 escolas (12 municipais, seis privadas e oito estaduais) desfilaram na Avenida os 122 anos da cidade, através da perspectiva da leitura e da escrita como instrumentos norteadores do desenvolvimento. O enredo apresentou alegorias, alas, bandas e fantasias que contaram histórias, personagens e memórias do povo da capital do Sertão pernambucano.

A aposentada Maria das Graças de 79 anos ficou bastante emocionada com o desfile. “Foi muito bonito, as alas, os carros alegóricos... Fiz uma visita ao passado, relembrei muita coisa de Petrolina de anos atrás, os comércios, as ruas, as personalidades. Foi lindo o desfile, o mais bonito de todos”, pontuou.

A emoção também tomou conta dos participantes. “Muito gratificante para cada um de nós que estamos aqui, nas alas, poder contar a história de nossos avós, estou emocionada”, contou a estudante Cláudia Lima. Para o percursionista da Philarmônica 21 de Setembro, que abriu o desfile, Ricardo Nunes, o evento é um momento muito importante para cidade e para a banda. “Temos o maior orgulho de fazer parte dessa festa que só engrandece Petrolina”, destacou.

 Na sacada da prefeitura, o prefeito Miguel Coelho, ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho e dos secretários, acompanhou o desfile. "Esse é um momento para todos manifestarem o orgulho de ser petrolinense. Tenho certeza que cada pessoa que pôde acompanhar uma festa tão linda saiu  ainda mais orgulhoso de nossa cidade e sua história".

A secretária de Educação, Maéve Melo, agradeceu o empenho da equipe organizadora e ressaltou a importância do desfile para a cidade. “Foi um belo momento. Percebemos que as pessoas estavam envolvidas com que apresentamos na Avenida. A equipe organizadora está de parabéns pelo empenho e dedicação por ter colocado a alma do petrolinense nesse grandioso espetáculo”.

“O que presenciamos na Avenida foi um desfile de alto nível, um belo espetáculo que encantou os presentes. A temática foi bastante coerente e enaltecemos de forma majestosa os elementos da nossa história e revigoramos a memória da população. Tenho certeza que todos que acompanharam voltaram para suas casas muito felizes pela qualidade do espetáculo”, comentou Maria Elena, secretária de Cultura, Esporte e Turismo.


Além da participação das escolas, o desfile abriu espaço para entidades da sociedade civil. Atletas, amantes de fuscas, protetores dos animais, Maçons, Desbravadores e a Marcha pela diversidade LGBT participaram do evento.  Após o desfile o bolo em comemoração foi cortado e distribuído para população. 

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.