SOBERANA
Agricultura

Ação da Codevasf beneficia agricultores familiares no Norte da Bahia


Cerca de 90 famílias de pequenos agropecuaristas da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Agreste, comunidade localizada no município de Morro do Chapéu, no norte da Bahia, estão intensificando os trabalhos no campo e preparando a terra para o plantio com a proximidade do mês de novembro, período úmido na região. Eles foram recentemente estruturados pela Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kit de máquinas e implementos agrícolas.



O conjunto de equipamentos é composto por um trator, uma carreta agrícola com capacidade de seis toneladas, uma grade aradora e outra niveladora, um sulcador leve e uma roçadeira hidráulica acoplável ao trator. O material foi adquirido pela Codevasf com recursos do Orçamento Geral da União repassados à Companhia por meio de Emendas Parlamentares. O investimento foi de mais de R$ 117 mil.

De posse destes equipamentos, os pequenos produtores não vão mais precisar alugar o maquinário para preparar suas lavouras, como conta a agricultora Eva Sena Pereira. “Antes, quando tinha que arar a terra, a gente se deslocava daqui para a localidade de Flores, botava o nome em uma lista e esperava a vez para poder arar a terra e plantar.

Agora, com nosso próprio trator e maquinário, nós vamos poder economizar e ainda produzir mais e melhor. Isso para a gente não tem preço”, conclui Eva.
O trator já está sendo usado na preparação das lavouras dos associados, obedecendo uma programação feita por eles durante uma assembleia da associação.

O presidente da entidade, Edson Alexandre do Carmo, está otimista quanto às conquistas que os produtores terão daqui para a frente. “Nós plantamos mandioca, feijão, milho e algumas hortaliças, que vendemos na feira livre da cidade. Plantamos duas vezes ao ano, no inverno (junho e julho) e no período das trovoadas (novembro a março)”, explica. Ele acredita que “a safra deste ano vai ser bem melhor que a passada, graças à Codevasf, pois estamos preparando a terra no momento certo, coisa que não acontecia em épocas passadas, pois nem sempre o equipamento alugado estava à disposição da associação”, conclui ele.

“Com essa ação, a Codevasf cumpre a missão de promover o desenvolvimento nas regiões de sua atuação. A doação de maquinário apropriado, para a comunidade que realmente necessita, aumenta a qualidade de vida desses cidadãos. Essa ajuda do governo e dos parlamentares, associada à ação eficiente dos produtores, aumenta a produtividade e a renda do agricultor, beneficiando mais famílias”, afirma Inaldo Guerra, diretor da área de revitalização da Codevasf.

ASCOM - CODEVASF

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.