SHOE WAVE
Celebração

4 de dezembro - dia do Perito Criminal

No ano de 1979, oportunidade da realização do 5º Congresso Brasileiro de Criminalística, na cidade de Curitiba (PR), foi definido o dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Oficial, sendo esta data sugerida pelos profissionais do Estado de Minas Gerais.

Entenda a escolha da data - Os profissionais apresentaram o nome do perito Otacílio de Souza Filho como patrono dos Peritos Oficiais, por ser a data de 4 de dezembro o dia de seu nascimento. O perito Otacilio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreu duas mortes violentas. A tragédia teria acontecido na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas.

As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudo, caíram de um desfiladeiro vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacílio de Souza Filho, que ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falacer de forma idêntica ao casal de geólogos.

A data 4 de dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.

O Dia do Perito Criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime.

O perito criminal é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, analise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.