SHOE WAVE
Eventos

Clube de livro premia os maiores leitores do ano em Petrolina, PE

O livro tem o poder de levar as pessoas a um mundo de encantos e fantasias. Em Petrolina - PE, alunos do Colégio Plenus tiveram ainda mais motivos para fazer da leitura uma prática do dia a dia. Nesta quarta-feira (6), eles participaram da solenidade de premiação dos maiores leitores de 2017, promovida pelo projeto Clube de Leitura, que há 10 anos propõe espaços de debates e valorização à literatura.

Segundo a Diretora Pedagógica do Plenus, Silvia Santos, o clube foi criado em 2007 pela professora Simone Ramos (in memoriam) e hoje é formado por modalidades que atendem das crianças do Ensino Infantil aos adolescentes do Ensino Médio. “A ideia do Clube de Leitura é fazer com que os jovens e os pequenos busquem nos livros as respostas para suas inquietações, dúvidas e conhecimentos. E nós acreditamos realmente ter dado certo”, destacou.

Antes de ser divulgado os nomes dos ganhadores, o colégio convidou a escritora infanto-juvenil, Socorro Lacerda, para conversar com os sócios do clube. Ela falou sobre a importância da leitura, valorização das produções literárias locais e como é o processo de criação de uma narrativa. A escritora se disse impressionada com a metodologia de incentivo à leitura adotada pela unidade e elogiou o evento. “É raro encontrarmos uma escola que sistematize um projeto de leitura, e aqui vocês têm clubes”.

Na solenidade, foram premiados os estudantes do projetos ‘Viva a Leitura’, que estimula a prática entre os pequenos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental; o ‘Leia’, que atende os alunos do 6º ao 8º ano; e o ‘Leia+’, que trabalha com os jovens do 9º ano a 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com coordenador do clube, Genivaldo Nascimento, a iniciativa tem sido reconhecida em todo o estado. O professor lembrou aos pais que estavam presentes de que o Plenus foi a única instituição escolar de Petrolina a fazer parte da programação oficial da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a 3ª maior do Brasil, ocorrida em Olinda, entre os dias 6 e 15 de outubro deste ano.  “Isso demonstra o quanto estamos comprometidos com a qualidade educacional dos nossos alunos”, afirmou.

Premiados
A coordenação do clube chamou à frente do público os três maiores leitores de cada projeto, que receberam um vale-livro pra ser descontado na livraria Nobel – Shopping de Juazeiro – BA. Com destaque para os primeiros colocados de cada séries, os estudantes: Ana Júlia Caxias, do 2º ano; Louise Ravena, do 3º ano; Mateus Ken-Ichi, do 4º ano; Ana Júlia Leite, do 5º ano; Isabela Cintra, do 6º ano; Maria Martins, do 7º ano; Tiago Monteiro, do 8º ano; Hanna Drubi; do 9º ano; e Carlos Renê Silva, da 2ª série.

O Plenus deixou o momento mais esperado da noite para o encerramento, quando anunciou as primeiras colocadas geral (campeões 2017) do Clube de Leitura: Isabella Cintra, destaque entre os alunos dos 6º aos 8º anos do projeto ‘Leia’; e Hanna Drubi, maior leitora das turmas do 9º ano a 3ª série do projeto ‘Leia+’.

Após ser premiada, Hanna Victória Drubi revelou aos colegas seu desejo de ser médica e acredita que o hábito de leitura a aproxima de seu objetivo. “É muito bom fazer algo que sinto tanto prazer e saber que isso pode me ajudar a alcançar meus sonhos”, concluiu.

Editor: Nelson Fontes

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.