ABM e Academia de Medicina da Bahia realizam seminário nesta sexta (27), em Salvador

Hoje

Home Top Ad

PROPAGANGA

26 de jul de 2018

ABM e Academia de Medicina da Bahia realizam seminário nesta sexta (27), em Salvador

A Academia de Medicina da Bahia, com o apoio da Associação Bahiana de Medicina e Conselho Regional de Medicina, promoverão no dia 27 de julho de 2018, de 8h às 13h, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, com entrada franca para os interessados, um Seminário sobre as “Consequências da Abertura de Novos Cursos de Medicina no Brasil”.

O fato é muito relevante, pois o Brasil é o país com maior número de Escolas de Medicina, superando a Índia e Estados Unidos, países com populações superiores à brasileira. Precisamos saber se estamos diante de uma necessidade ou excesso de cursos de medicina e quais as consequências.

Merece destaque o fato de que mais de oitenta por cento dos cursos pertencem a empresas particulares, financiadas com dinheiro público. Todavia as Escolas públicas estão sucateadas, sem verbas sequer para manutenção dos prédios e investimentos em equipamentos de ensino.

São desconhecidas as ementas dos cursos, o corpo docente, a qualificação dos professores, as condições de ensino, os campos de práticas e instalações ambulatoriais e hospitalares de ensino.
Não se sabe como os egressos serão aproveitados no mercado de trabalho.

O Brasil formará em breve mais de 60 mil médicos por ano.  Estarão qualificados para o exercício profissional? Haverá programa de residência médica para todos? Essas e outras têm que ser respondidas.

Pretendemos elaborar uma “Carta da Bahia sobre Escolas Médicas no Brasil” contendo as conclusões do conclave.


Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Pages