Mensagens em WhatsApp sobre suspostos vendedores que assaltam casas são FALSAS

Hoje

Home Top Ad

PROPAGANGA

12 de jul de 2018

Mensagens em WhatsApp sobre suspostos vendedores que assaltam casas são FALSAS

Como sempre o WhatsApp que é um meio de comunicação rápido, quando se usa para trabalho é uma ferramenta muito boa, mas quando se usa para notícias falsas torna-se perigoso.

Ultimamente em vários estados e cidades do Brasil, estão havendo muitos boatos em Grupos de WhatsApp e no Facebook sobre vendedores de colchões, vendedores de Net e Vivo.

"A notícia que corre é tão falsa que uma hora dizem que são vendedores de colchões, outra hora dizem que são vendedores da NET ou Vivo". A notícia falsa alerta o povo dizendo que eles entram nas casas e roubam tudo.

Fizemos uma breve pesquisa e corremos atrás da verdade. Ao fazer a pesquisa no Google, é possível constatar que a tal notícias, além de falsa, também é antiga, aplicada há mais de três anos em várias regiões do Brasil e só mudam as fotos. 

Por isso não passam de boatos (FAKE NEWS) de algumas pessoas que adoram aterrorizar a população. 

Popularização das fake news

Tal compartilhamento irresponsável ocorre porque, normalmente, não é verificada a informação e a procedência da notícia. O fenômeno recorrente apresenta duas principais caracteres, as quais são a confirmação e o recebimento de pessoas que são conhecidas.
O viés de confirmação se dá quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia. Já em relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por familiares, amigos e entre outros. As desconfianças naturais de acabam diminuindo, estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.

Confira abaixo algumas cidades do Brasil onde se espalharam esse Boatos.

BOTUCATU - SP
BRUSQUE - SC
FORMIGA-MG
GUARARAPES-SP
OURICURI-PE
SÃO JOÃO DO CARIRI-PB
TAQUARA-RS
TRÊS PASSOS-RS

Resumindo: a história que aponta esses homens como possíveis vendedores de colchões, Net ou Vivo é falsa, foi desmentida por várias polícias do Brasil.

Edição: Divulga Petrolina - Nelson Fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Pages