Alunos de Direito da Facape conhecem rotina do Conjunto Penal de Juazeiro

Visita CPJ_jpg

Estudantes do 2º período do curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) deixaram as salas de aula para uma visita ao Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ). A iniciativa – que faz parte das atividades da disciplina de Criminologia, ministrada pelo professor Edson Pacheco – teve como objetivo mostrar aos alunos a organização da unidade e o dia a dia dos detentos.

Durante uma manhã, os discentes conheceram a estrutura do Conjunto Penal (como o prédio para o regime semiaberto, parlatório e salas de monitoramento), conversaram com agentes penitenciários e também acompanharam o artesanato feito por homens e mulheres no CPJ, como bonecas de pano e almofadas bordadas.

Para a estudante Grazzieli Brito, a experiência enriquece a formação acadêmica. “Esse tipo de atividade é muito relevante para nós, estudantes, pois podemos conhecer de perto como funciona o sistema prisional e isso ajuda consideravelmente em nossa formação acadêmica e também pessoal”, disse.

A visita acontece todos os semestres com alunos de diferentes turmas. De acordo com o professor Pacheco, a atividade vai além dos objetivos acadêmicos. “Realizamos sempre essa visita ao CPJ como forma de passar para o aluno a realidade de uma unidade prisional. No entanto, o mais importante é mostrar aos futuros profissionais de Direito que o detento é um ser humano como qualquer outro”, comentou.

(Fonte): Ascom Facape

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar