BR-428 com sinalização e desnível na ponte preocupam motoristas

Na Ponte Presidente Dutra, a depressão na pista pode causar acidentes.
Motoristas reclamam que sinalização horizontal prejudica acesso a bairros.

carrosDesde o mês de julho o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-PE) iniciou reforma na área urbana das BR-407 e a BR-428, em Petrolina, Sertão pernambucano. Mas dois problemas vêm preocupando condutores que trafegam nesses locais: a sinalização horinzontal na BR-428 e uma depressão na Ponte Presidente Dutra, na BR-407.

As obras do Dnit foram finalizadas, mas na BR- 428 o problema está na pista dupla, saída para a capital Recife, onde a sinalização horizontal é uma faixa dupla contínua de sentidos opostos. Os condutores que precisam ter acesso aos bairros que ficam às margens da pista, a exemplo dos bairros Loteamento Recife e Vila Carolina, cometem infração de trânsito já que não há local específico para fazer a conversão  ou mesmo existe local de retorno próximo.

O  auxiliar administrativo Handielson Amorim, trabalha em um escritório de empresa de construção que fica na Vila Carolina, bairro às margens da BR-428. Para ele, a medida prejudicou os motoristas. “Não tem como concordar porque o Dnit esqueceu que existem moradores e comércios no local. E essa proibição só prejudica a essas pessoas. Agora os motoristas não podem nem mais abastecer o carro nos postos de gasolina que existem ali. Para isso, eles vão ter que dar uma grande volta para fazer o retorno. Sem contar que vai causar muitos transtornos para os moradores mais antigos, acostumados a fazer essa convesão. Então até que eles se acostumem com esse novo jeito de entrar no seu bairro, muitas multas serão aplicadas”, justificou Handielson.

Desnível na ponte preocupa condutores de veículos (Foto: Amanda Franco / G1)Já na BR-407, na Ponte Presidente Dutra, existe uma depressão na pista nos primeiros metros no sentido Petrolina – Juazeiro, Bahia. Os condutores que sabem da existência da depressão, geralmente jogam o veículo para a esquerda, o que pode ocasionar acidentes.

De acordo com a enfermeira Juliana Araújo, que trabalha em Petrolina e mora em Juazeiro-BA, o desnível preocupa quem precisa passar pela ponte. “Tomei um susto na primeira vez que passei, mas hoje já me acostumei e reduzo a velocidade quando vou passar por ali”, relatou a motorista.

Sobre a sinalização na BR-428, o Dint informou, por meio de nota, que a existente foi implantada provisoriamente e orientou que os condutores de veículos utilizem os retornos na rotatória do Monumento do Centenário ou no Bairro Vila Marcela, próximo à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. A nota também destacou que qualquer conversão à esquerda na faixa contínua é considerada irregular e aumenta o risco potencial de acidentes.

Com relação ao desnível na ponte, o Dnit disse que a depressão se formou após a conclusão da restauração da pista que foi feita até um determinado ponto da via, mas salientou que situação essa não é grave. No entanto, o órgão garantiu que, até sábado (7), a empresa que realiza manutenção do trecho deve corrigir o desnível.

(Fonte)G1