Em Petrolina, pesquisa revela que 60% dos devedores são reincidentes

lojas

De janeiro a outubro, 16 mil pessoas ficaram endividadas em Petrolina.
Inadimplentes depois que quitam suas dívidas, voltam a dever no comércio.

Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, no Sertão pernambucano, revelou que 60% dos devedores são reincidentes, ou seja, muitos inadimplentes depois que quitam suas dívidas, voltam a dever no comércio.

Conforme a CDL, de janeiro a outubro deste ano, cerca de 16 mil pessoas ficaram endividadas, com o nome no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para que as pessoas consigam pagar dívidas, as lojas oferecem facilidades de pagamento.Contudo,  os consumidores devem ficar alerta porque algumas facilidades podem ser uma armadilha pra quem gosta de comprar.

Em uma loja de roupas e calçados da cidade, cerca de 20% dos clientes fazem as compras a prazo e tem dificuldades para pagar. O gerente Eliel do Nascimento diz que estão sendo feitas muitas negociações para que essas pessoas fiquem livres e voltem a comprar.”Diminuímos os juros e a gente parcela para que ela possa pagar e volte a comprar com a gente novamente”, destaca.

O diretor executivo da CDL, Valdivo Carvalho, explica ainda que é preciso ficar atento as dicas para não ter, mais uma vez, o nome na lista do Serasa. “Aquele consumidor que não planeja e faz negociações a médio e a longo prazo que ele não pode cumprir e termina voltando para o cadastro”, revela.

 

(Fonte): G1