Estudantes e professores protestam na GRE de Petrolina, PE

 

cartaz_1

Manifestantes são contra a eliminação do Ensino Médio na Moisés Barbosa.
Gestor afirma que escola será polo de Ensino Fundamental.

Estudantes e equipe de professores da Escola Estadual Moisés Barbosa, que fica localizada no bairro Areia Branca, na região central de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizaram um protesto na Gerência Regional de Educação (GRE) nesta quinta-feira (6). Eles reivindicam a determinação de que a escola passará a oferecer apenas o Ensino Fundamental.

De acordo com a professora Romênia Caroline Aguiar Souto, a eliminação da oferta de turmas do Ensino Médio na escola que começa a partir de 2015 foi uma surpresa. “Recebemos um ofício e não esperávamos. Queremos entender quais critérios foram considerados para esta decisão. Não fomos ouvidos e estamos tentando reverter a situação”, questionou a professora da instituição desde 2007.

Estudantes aguardam conversa com gestora da GRE (Foto: Amanda Franco/ G1)

Maria Elizabete da Silva, de 44 anos, é mãe de uma das estudantes do 8º ano. Ela disse que foi ao protesto, pois acredita que a decisão prejudica não apenas a sua filha, mas o restante dos alunos. “Querem prejudicar os alunos retirando estas séries. Os estudantes irão ficar desprotegidos em relação à educação. Sou mãe e vou buscar por este direito que já é deles”, disse.

O aluno Alisson Campos, 16 anos, está no 2º ano do Ensino Médio da Escola Moisés Barbosa. Para ele, a eliminação das séries atinge a todos. “É algo muito precoce. Quando esta história chegou a nós, gerou muita revolta. A maioria dos alunos faz atividades em outros horários e boa parte das escolas que oferecem o Ensino Médio é em tempo integral. Por isso, não há como ficar calmo com uma situação como esta”, contestou.

Diretor da Escola Moisés Barbosa (Foto: Amanda Franco/ G1)

O gestor da escola explicou que a decisão foi tomada pela Secretaria de Educação de Pernambuco em que, não apenas a Escola Moisés Barbosa, mas a Adelina Almeida e mais outras escolas tornem-se polos de educação de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio. “Enquanto nós seremos a referência do estado para o Ensino Fundamental, a Escola Adelina Almeida oferecerá apenas o Ensino Médio e os estudantes daqui serão repassados para lá”, explicou.

A proposta, segundo o gestor, é que a partir de 2015, a Moisés Barbosa não ofereça mais turmas para o 1º ano e as demais séries de Ensino Médio e passe a aumentar o número de vagas para o Ensino Fundamental. Cerca de 150 alunos estudam atualmente nas três turmas do Ensino Médio da Moisés Barbosa.

(Fonte)G1