MEC divulga gabarito oficial do Enem 2014

enem gabarito

Nota dos alunos serão divulgadas apenas em janeiro, diz Inep

O Institutop Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na manhã desta quarta (12) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem). Os candidatos só saberão suas notas em janeiro, segundo o órgão ligado ao Ministério da Educação.

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (08/11)                     
– PROVA AMARELA (sábado)
– PROVA ROSA (sábado)
– PROVA AZUL (sábado)
– PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (09/11)
– PROVA AMARELA (domingo)
– PROVA ROSA (domingo)
– PROVA AZUL (domingo)
– PROVA CINZA (domingo)

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 6,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (8), eles responderam a questões de ciências e de ciências da natureza. No segundo dia (9), foram questões de linguagens, códigos e matemática.