Os deputados de Petrolina e a sede pelo poder

Político não tem gratidão. Tem sede.

Em Petrolina a eleição nem bem terminou e alguns deputados eleitos já movimentam os bastidores da política e anunciam candidatura a prefeito. Isso não é uma particularidade só desta cidade, mas vou falar apenas daqui.

Outros são mais discretos, disfarçam, mas não rejeitam o projeto. Deveriam ter sido honestos e terem dito aos cidadãos que lhes confiaram o voto que não se interessavam em desempenhar o mandato parlamentar. Pela sede do poder, querem ser é prefeito e a candidatura a deputado foi apenas um degrau.

Estão se lixando para as aspirações da comunidade e só o próprio interesse é levado em consideração.

E as cidades que perderão representação parlamentar? E os projetos que defendeream nos palanques? E as promessas feitas ao cidadão comum? Não vale mais nada?

Todo mundo sabe que o poder político permeia as relações humanas de forma intensa e, por vezes, devastadora. Segundo o escritor Jean-Marie Domenach, todos somos, ao mesmo tempo, vítimas e culpados, ao estarmos imersos no mundo da política; não há saídas, nem para onde fugir; as forças políticas opostas se confrontam e se justificam num estado de contradição, impactando na sociedade.

Mas poderíamos ao menos lhes dar a resposta lhes negando o voto que nem respeitam.

Petrolina sofreu com a falta de  representação parlamentar e agora a comunidade elegeu mais uma vez com força e não quer perder isso por interesses pariculares. Político tem que representar projetos coletivos, e não somente suas aspirações pessoais.

Por isso, quando um deputado que você acabou de eleger for pedir seu voto para prefeito, já para as próximas eleições, exija respeito e diga não. Se nós aprendermos a nos respeitar eles farão o mesmo, nem que seja pela força do voto.

 

(Fonte/Texto):Blog C.Brito