Prefeito Julio Lossio, secretária Lucia Giesta e equipe da gestão do Hospital Dom Malan discutem criação da Casa de Partos de Petrolina

julio-lossio-e-o-bb-3

Ainda no lançamento oficial da II Semana do Bebê em Petrolina a oportunidade foi impar para que o Prefeito Julio Lossio, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques e a diretora de ensino e pesquisa da unidade, Angélica Guimarães, discutissem a criação da Casa de Partos para o município de Petrolina que é referência no cuidado da saúde da mulher e da criança.

A sugestão partiu do prefeito de Petrolina para ampliar ainda mais a cobertura e a assistência as gestantes, com estímulo ao parto normal, o projeto atenderá aos 53 municípios integrantes da Rede Pernambuco Bahia.

Julio Lossio explica a importância da Casa de Partos na cidade. “Todas as gestantes com nove meses e com indicativos de partos normais poderão ser atendidas e acompanhadas pelos profissionais da Casa de Parto de Petrolina, desse modo, daremos dinamismos aos atendimentos do Hospital Dom Malan, para casos de maior complexidade, desafogando suas demandas e assegurando a saúde neonatal”, concluiu o prefeito de Petrolina. julio-lossio-e-o-bb-2

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, explica que as Casas de Partos são importantes equipamentos, que através de pactuações estarão ligados ao Hospital Dom Malam e fazendo parte da Rede Cegonha, programa do Governo Federal. “Atenção humanizada, a assistência completa aos nascimentos e aos partos são ações chaves que possibilitam diminuir as taxas de partos cesarianos, a base de medicações e intervenções cirúrgicas desnecessárias”, afirmou Lucia Giesta.

Para o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques, o próprio HDM e a Casa de Parto de Petrolina poderão atrair investimentos em pesquisa e extensão de estudos. “Petrolina já tem potencial e estrutura para fundamentar um polo de pesquisa obstétrica e estimular novos conhecimentos de cuidados a saúde da mãe e do bebê”, finalizou.