Secretaria de Saúde de Petrolina realizará Campanha Mundial de Luta contra AIDS

aids

Para incentivar o teste, tratamento e a prevenção, o Ministério da Saúde lança a Campanha Mundial de Luta contra a AIDS em todo o país com o tema: Eu me previno, Eu me testo, Eu me conheço #partiuteste. Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde durante todo o mês de dezembro realizará ações voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Para marcar o início da campanha na próxima segunda-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 8h, stands serão montados na Praça do Bambuzinho, área central da cidade, onde serão disponibilizados testes rápidos para triagem da AIDS.

Durante o mês 13 Unidades de Saúde vão realizar ações para o diagnóstico da doença. Nos próximos dias 04 e 05 as ações vão acontecer nas unidades Parteira Idalina, no São Gonçalo, e no Álvaro Rocha, João de Deus, respectivamente, de 8h às 12h.

“A campanha tem como foco o público jovem entre 15 e 24 anos com o objetivo de acelerar a expansão do tratamento com a intenção de aumentar para 90% o número de pessoas que sabem que estão com o vírus, e destas 90% recebam o tratamento antirretroviral, e desse total em tratamento 90% tenham a carga viral indetectável, assim diminuindo o poder de transmissão”, explicou a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Raquel Costa.

Atualmente, em Petrolina, estão em tratamento 487 pessoas entre homens, mulheres e crianças, sendo que este ano já foram diagnosticados 80 novos casos. Os casos positivos são acompanhados pela equipe multiprofissional do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) com a dispensação gratuita dos antirretrovirais.

“A gestão tem investido em ações de busca ativa, a fim de diagnosticar novos casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST, para que o tratamento inicie de imediato e os resultados sejam eficazes. Prevenir, Testar e Tratar, com enfoque a adesão ao tratamento precoce, é o nosso objetivo”, afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.