Sesc apresenta a exposição “Memórias de Conceição Cahú”

cahuconvite

A Galeria de Artes Ana Carrancas, do Sesc Petrolina, recebe neste mês de novembro a exposição “Memórias de Conceição Cahú”. A mostra propõe fazer um levante da produção da artista pernambucana, discutindo a memória que pode ser construída através das obras. O vernissage acontece nesta segunda-feira (3), às 20h, na unidade que fica localizada na Rua Pacífico da Luz, 618, no Centro.

No espaço, o público poderá conferir quadros, desenhos e pinturas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com entrada gratuita até o dia 30 janeiro. Nascida em Floresta, Cahú frequentou o curso regular de pintura da Escola de Belas Artes da UFPE. Viajou a São Paulo em busca de novos horizontes, encontrados nas páginas dos jornais, revistas e livros. A artista foi cartunista, ilustradora, pintora, desenhista e chargista.

As suas charges e desenhos contam memórias econômicas, políticas e sociais do país, das décadas de 80 e 90. A trajetória de Cahú, falecida em 2006, apresenta compromisso com questões relacionadas à mulher e o seu lugar ocupado na sociedade, além de trabalhar temas como o carnaval e futebol.

“A exposição surgiu pela necessidade de proporcionar ao público de Petrolina o contato com as obras da artista ainda pouco divulgada no interior de Pernambuco. A exposição não é necessariamente uma homenagem, pois não se deteve apenas no levante de obras e objetos que trouxeram a memória da artista e sim na discussão de como as obras de arte constroem e carregam consigo memórias”, explicou o técnico de cultura do Sesc Petrolina, André Brandão.