Unidade do Cartório Eleitoral Móvel é inaugurada em Petrolina-PE

Petrolina possui 189 mil eleitores e será a primeira cidade a testar o serviço.
Ônibus tem 4 kits biométricos e capacidade para atender 100 eleitores/ dia.

Interior de uma das unidades móveis, que conta com quatro kits para atendimento  (Foto: Débora Soares/G1)

Nesta quinta-feira (13) será inaugurado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma unidade Cartório Eleitoral Móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O ônibus possui quatro kits biométricos e tem capacidade de atender cerca de 100 eleitores por dia. O serviço estará disponível a partir das 11h na Escola Estadual Núcleo de Moradores 11 do Projeto Senador Nilo Coelho, na Zona Rural do município.

Petrolina possui 189 mil eleitores e será a primeira cidade pernambucana a testar o serviço. De acordo com o assessor-chefe da corregedoria do TRE de Pernambuco, Orson Lemos, a unidade móvel vai funcionar na cidade até o dia 20 de novembro. “A expectativa é que o cartório móvel seja inaugurado pela primeira vez em Petrolina. Em seis horas, mais de 100 eleitores devem ser atendidos. Queremos testar a mobilidade e praticidade do novo serviço”, explica Orson.

Os kits biométricos possuem notebook, máquina fotográfica, leitor óptico de assinaturas e leitor de coleta de impressão digital, além de um cenário fotográfico e gerador próprio. Todo o atendimento é online e ligado ao sistema do TRE. Para evitar filas de espera, os eleitores podem fazer o agendamento do cadastro biométrico no cartório móvel.

Ônibus começarão a circular a partir de 3 de novembro deste ano (Foto: Débora Soares/G1)

Serão oferecidos também serviços disponíveis nos cartórios fixos como emissão do primeiro título de leitor, revisão de dados eleitorais (troca de nome, endereço), transferência eleitoral, 2ª via de título de leitor, emissão de certidões eleitorais (certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária) e outros. Será possível ainda realizar consultas de processos e procedimentos eleitorais.

O sistema móvel objetiva facilitar o acesso dos eleitores em municípios e localidades aos serviços do TRE. Em Pernambuco, 61 cidades do estado não possuem cartório eleitoral.

(Fonte)G1