Vacinação da poliomielite será neste sábado (8) em Petrolina

vacinação

Vacinação segue até o dia 28 de novembro nas unidades de saúde.
Serão disponibilizadas 24.925 doses da vacina.

O ‘Dia D’ de vacinação da Poliomielite e Sarampo será realizado neste sábado (8), das 8h às 12h, nos postos de saúde e nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) de Petrolina, no Sertão pernambucano. Estão sendo disponibilizadas quase 25 mil doses da vacina e a campanha segue até o dia 28 de novembro.

O público-alvo são crianças de seis meses e menores de cinco anos. A vacina da poliomielite é oral, ‘a gotinha’, enquanto a de sarampo, a aplicação é por injeção subcutânea.

Em 2013, foram vacinadas 21.890 mil crianças, um percentual de 88,16%. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrolina, Jeane Moraes, a expectativa é que este ano seja atingido 95% na cobertura das duas vacinas na cidade. “Quem não comparecer no sábado, esperamos que a população procure as unidades até o dia 28 de novembro”, explica.

Para requisitar a vacina apenas é necessário que os pais ou responsáveis da criança apresentem o cartão de vacinação. As unidades médicas funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Zona Urbana e das 7h às 14h, na Zona Rural. Já a AME do Gercino Coelho e Areia Branca, as salas de vacina funcionam em horário estendido, respectivamente, até às 19h e 21h.

A população de crianças de Petrolina é de 24.925 mil crianças. O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1988 em Sousa, na Paraíba.

(Fonte):G1