Acessibilidade será discutida em audiência pública em Petrolina, PE

Audiência é marcada pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Projetos que buscam livrar as calçadas de obstáculos serão apresentados.

Buracos e desníveis causam acidentes, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência será comemorado nesta quarta-feira (03) com a 1ª Audiência Pública ‘Construindo Acessibilidade’. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9h.

Com o objetivo de reunir entidades ligadas às pessoas com deficiência e a sociedade, a audiência discutirá propostas para tornar as calçadas de Petrolina mais acessíveis para todos. Um dos projetos que será apresentado é o ‘Calçada Legal’ onde possibilita que todo comerciante que torne a via livre de obstáculos possa deduzir a obra do imposto.

Segundo a Secretária Executiva de Acessibilidade, Rose Andrade, é importante a participação de todos que tenham o interesse de tornar a cidade mais acessível. “Em Petrolina ainda temos muitas calçadas sem acesso ao deficiente. A cidade precisa ser preparada. A nossa sociedade avançou muito no respeito a pessoa com deficiência e a gente precisa avançar ainda mais”.

O dia 3 de dezembro são promovidas discussões em todo mundo que levam a melhora na condição dos deficientes na sociedade. Em Petrolina, a data será celebrada e dará destaque ao aumento da empregabilidade devido a melhora na qualificação profissional das pessoas com deficiência. “Há muito o que comemorar. São avanços de décadas que a gente sente que melhoramos bastante”, celebra Rose Andrade.

 

(Fonte): G1