Casamento Comunitário acontece nesta terça-feira (09) para 105 casais de Petrolina,PE

A noite desta terça-feira (09/12) será de grande importância e muita alegria para 105 casais petrolinenses que participarão do casamento comunitário, às 18 horas, no salão de eventos do SESI/Petrolina. Para participar desta segunda edição do evento os casais precisaram apresentar as documentações e comprovar que não tinham condições financeiras de custear os honorários do ato. O Casamento Comunitário Civil é instituído pela Lei Municipal nº 3522, de 04 de junho de 2002.

A Certidão de Casamento é um documento mais sólido em relação à União Estável. É importante pois protege perante a lei as partes envolvidas em caso de morte ou separação sem necessidade de grandes trâmites e convocação de testemunhas para que se prove a existência da união. Porém nem todos tem condições de arcar com os custos da papelada para a realização do casamento no civil. Em casamentos coletivos, entretanto, as taxas ficam zeradas , tornando o sonho do casamento acessível para os casais que de outro modo dificilmente poderiam oficializar judicialmente sua união.

O evento é organizado pela Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva da Mulher, que aproveita oportunidade para convidar toda a cidade para prestigiar o evento e celebrar a união dos casais nessa nova etapa de suas vidas.

A secretária executiva da mulher Roseane Farias disse estar ansiosa e ao mesmo tempo satisfeita com o trabalho que se conclui com a cerimônia da II edição do Casamento Comunitário de Petrolina. “ As dificuldades que foram impostas só deram mais vontade de lutar por esses casais. Em conversa com o prefeito, Julio Lossio, foi-nos confidenciado que não medíssemos esforços para que essa cerimônia fosse possível. Poder realizar o sonho desses casais produz a sensação de dever cumprido, e nos traz o comprometimento de fazer melhor na próxima edição.”