Deficientes visuais farão curso de informática em Petrolina, PE

Nesta segunda feira (15), começa em Petrolina o curso de informática para deficientes visuais. As aulas serão ministradas no Senai pelo professor Milton Peres, que também é deficiente visual, e que tem larga experiência na área da informática. Foi fechada uma turma de 20 alunos para o curso que tem duração de um mês, indo até o dia 15 de janeiro, com carga horária de 160h.

O programa instalado para as aulas possui leitor de voz, e é a primeira vez que será usado em Petrolina. A realização desse curso pioneiro no município é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade, a Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), o Senai, onde serão realizadas as aulas e o Centro de Educação Física, onde ocorrerão os momentos de confraternização.

“Para nós é uma oportunidade de melhorar o currículo, a fim de poder enfrentar o mercado de trabalho e conquistar cada vez mais espaço”, declarou o deficiente visual, Paulo César. A Secretária de Cidadania do Município, Célia Regina Carvalho, parabenizou a atitude: “Na verdade essa é uma conquista da ADVP e dessa classe que luta bravamente pelo espaço que merecem. A inclusão é um direito e cursos como esse tem um papel essencial nesse processo. Não posso deixar de parabenizar essa iniciativa”.
Sobre o Curso

Os computadores são aparentemente máquinas comuns, mas são adaptados com softwares próprios, que atenderão a comandos de voz. O aluno deficiente visual, com perda total ou parcial da visão, será capaz de utilizar o computador por meio do fone de ouvido, em que ele pode ouvir as orientações para usar os movimentos do teclado. O objetivo do professor é ensinar cada comando de modo que o aluno tenha autonomia para utilizar a máquina sozinho, posteriormente.