Equipes de buscas já encontraram pelo menos 40 corpos do voo da AirAsia

Destroços foram localizados a cerca de 10 km do último contato da aeronave nesta manhã de terça-feira

Pelo menos 40 corpos já foram retirados das águas do Mar de Java pelas equipes de busca do voo QZ8501, da AirAsia, que desapareceu no domingo (noite de sábado no Brasil), segundo agências de notícias internacionais e a mídia indonésia.

A informação foi confirmada às agências AFP e Reuters pelo porta-voz da Marinha da Indonésia Manahan Simorangkir, com base nas informações dos navios que participam da operação de resgate.
Autoridades indonésias afirmaram nesta terça-feira que estão “95% seguras” os destroços localizados pertencem ao avião da AirAsia.
Equipes de busca avistaram corpos no mar, além de destroços da aeronave, como uma porta de emergência. Eles afirmam também que é possível ver uma sombra embaixo d’água com o formato do avião.
A aeronave que fazia o voo QZ8501 da AirAsia desapareceu no Mar de Java, perto da costa da Indonésia.

Segundo as autoridades locais, os objetos avistados no mar tinham as cores branca e vermelha, as mesmas da pintura da fuselagem do Airbus A320-200 que desapareceu quando transportava 162 pessoas entre Indonésia e Cingapura.

O chefe da operação de resgate, Bambang Soelistyo, afirmou que todas as equipes que participam das buscas estão indo para o local.

Os destroços e corpos encontrados serão levados, segundo ele, para Pangkalan Bun, uma cidade na província de Kalimantan central.

As buscas, que entraram nesta terça-feira em seu terceiro dia, foram ampliadas para cobrir 13 áreas diferentes no mar e também em terra.

Os objetos e corpos avistados nesta terça-feira estavam no Mar de Java, perto da ilha indonésia de Bornéu.

Ao menos 30 navios, 15 aviões e 7 helicópteros participam das operações, lideradas pela Indonésia com auxílio da Malásia, de Cingapura e da Austrália.

Outros países, como Coreia do Sul, Tailândia, China e França, também ofereceram ajuda. Os Estados Unidos ofereceram um destróier, que estava a caminho da região nesta terça-feira.

Antes de avistarem objetos no mar, autoridades indonésias haviam informado que estavam investigando relatos de fumaça vista em uma ilha próxima à ilha Belitung, um dos pontos focais das buscas, mas especialistas disseram que isso poderia não estar relacionado ao avião desaparecido.

O avião transportava 137 adultos e 18 crianças, além de sete tripulantes.

A maioria das pessoas a bordo era da Indonésia, mas havia também três cidadãos da Coreia do Sul, um de Cingapura, um da Malásia e um do Reino Unido.

O avião havia decolado de Surabaya, na Indonésia, às 5h35 locais (20h35 do dia anterior em Brasília) e deveria chegar a Cingapura cerca de duas horas depois.

Autoridades de aviação locais afirmaram que o capitão pediu permissão para elevar a altitude do avião, mas que após a permissão ser concedida, a comunicação com a aeronave foi perdida.