Moradores de Petrolina planejam aproveitar os 14 feriados de 2015

Dos 14 feriados de 2015, 11 cairão em dias úteis.
Sindicato de lojistas diz que o comércio de Petrolina não terá prejuízos.

O ano de 2015 vai ser de muitos feriados para os brasileiros. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, muita gente já planeja como aproveitar os dias de folga. Estão previstos 14 feriados, destes, 11 cairão em dias úteis. Ao todo, serão cinco segundas-feiras, uma terça, uma quarta, três sextas-feiras e dois sábados.

A autônoma Juliana Sá Damasceno disse que vai começar 2015 curtindo o primeiro feriado do ano que cai no dia 1º de janeiro. “Não fiz nenhuma programação, mas o primeiro dia do ano de folga está garantido”.

E com tantos feriados, a preocupação dos lojistas é se isso vai influenciar as vendas. O presidente do sindicato de lojistas de petrolina, Joaquim de Castro, disse que os feriados não vão prejudicar o comércio. “Neste ano, em 2014,  aconteceu dos feriados cairem no sábado e no domingo. Já em 2015, pegou os dias úteis. Sem dúvida, isso cria alguns transtornos para o comércio e para indústria principalmente, porque interrompe a produção e mexe com a produtividade”.

Segundo acordo coletivo, os comerciantes podem escolher três dos feriados para abrir as lojas. “As empresas podem abrir em três feriados, isso é um direito garantido por lei”, destaca.

Silvana Silva que trabalha como vendedora em uma loja do Centro de Petrolina disse que já sabe o que fazer com as folgas. “Vou passar com a família, tomar um banho no rio”, relata.

Confira a lista de feriados em 2015:

5 segundas-feiras

7 de setembro- Independência do Brasil
21 de setembro – Aniversário de Petrolina
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
19 de outubro – Dia do Comerciário
2 de novembro- Finados

1 terça-feira

21 de abril- Tiradentes

1 quarta-feira

24 de junho – São João

3 sextas-feiras

1 de maio – Dia do Trabalho
19 de junho – Corpus Christi
25 de dezembro – Natal

2 sábados

18 de abril – Paixão de Cristo
15 de agosto – Nossa Senhora Rainha dos Anjos