O Prefeito de Petrolina Julio Lossio, vai inaugurar nona AME nesta sexta-feira, dia (05)

AME

Um dos principais objetivos do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, é reestruturar a Atenção Básica do município através da implantação de um novo conceito de saúde, o projeto AME. Nesta sexta-feira (05), às 19h, mais uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família será inaugurada, dando continuidade ao compromisso de entregar 20 AME’s durante sua gestão.

Um grupo de aproximadamente 15 mil pessoas será assistido pelos profissionais da AME Gildevânia de Oliveira, localizada no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho – N5. A unidade ainda será referencia para as comunidades do C2, N3, N4 e Assentamento Água Viva I e II. A gestora da pasta, Lucia Giesta, acompanhou de perto nesta terça-feira, 02, os últimos ajustes para a inauguração da AME. “Mais uma AME será inaugurada, ao mesmo tempo em que temos o sentimento de dever cumprido, reafirmamos o compromisso e a responsabilidade com a população. Trabalhamos firme para melhorar a saúde da nossa população com profissionais capacitados que podem desenvolver suas atividades em ambientes totalmente adequados num ambiente mais apropriado e com equipamentos novos para o desenvolvimento do cuidado”, destacou Lucia.

Atualmente, já existem unidades AME nos bairros José e Maria, Dom Avelar, Henrique Leite, Areia Branca, Vila Eduardo, Izacolândia, Gercino Coelho e Rajada, as duas últimas inauguradas também este ano. “Superamos as expectativas e o planejamento de entregar duas AMEs este ano, iremos fechar o ano com três unidades concluídas e entregues. E para o primeiro quadrimestre de 2015 mais três serão entregues”, acrescentou Lucia.

A AME Gildevânia de Oliveira funcionará de 7h às 14h, com os principais serviços de saúde: médico, de enfermagem, odontológico, farmacêutico, além dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) formado por nutricionista, farmacêutico, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta.

Homenageada

Aos 21 anos, Maria Gildevânia da Silva Oliveira, natural de Petrolina-PE, faleceu no dia 29 de março de 2005 com complicações durante o parto cesárea do primeiro filho que, felizmente, sobreviveu. Criada por sua mãe com ajuda de sua avó materna, D. Maria do Socorro, lidando com a produção de uva em uma fazenda no projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4. Corajosa, amável, calma e bondosa são marcas da sua personalidade jamais esquecida por sua mãe, avó, seus quatros irmãos e toda uma comunidade.