Prefeito Julio Lossio inaugura terceira AME na área irrigada de Petrolina

A noite da última sexta-feira (05) foi de festa no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho – (Núcleo 5) área rural de Petrolina. Com emoção, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, inauguraram a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Gildevânia de Oliveira, a nona do município e terceira na zona rural.

Na ocasião, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, representantes do Estado e, principalmente, os moradores do N5, N4 e do entorno participaram da cerimônia de inauguração que reafirmou o compromisso da gestão de levar mais saúde e qualidade de vida ao povo. “A unidade de saúde anterior era pequena e não comportava mais a população. Hoje, os usuários contam com uma unidade AME com estrutura ampla, moderna e cheia de potencialidades. Em 2009 tínhamos 20 médicos na Atenção Básica, hoje, são mais de 80 e já realizaram 175 mil consultas entre os meses de janeiro a agosto. Tudo isso mostra o avanço da saúde em Petrolina”, destacou a gestora da pasta Lucia Giesta.

O prefeito Julio Lossio agradeceu o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ratificou o seu compromisso com a população de Petrolina. “Nosso objetivo é oferecer mais dignidade e cidadania para às comunidades. Já trouxemos para o projeto N5 iluminação, creche do programa Nova Semente, agora, a unidade AME e futuramente vamos inaugurar um Clube do Bairro. Ainda vamos inaugurar mais duas unidades AME na área rural, uma no projeto N8 e a outra Maria Tereza”, afirmou Lossio.

Com capacidade para atender uma população de 15 mil habitantes, a AME Gildevânia de Oliveira receberá moradores dos projetos N5, N4, N3, C2 e Assentamento Água Viva I e II. Os comunitários passam a contar com uma estrutura de consultórios médicos, de enfermagem, odontológicos, salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas, brinquedoteca, escovódromo, farmácia, almoxarifado, bicicletário e espaço para a prática de atividades físicas com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Para a dona de casa, Tereza da Silva, o novo equipamento de saúde é um grande avanço para a área irrigada da cidade. “Com a AME os atendimentos serão mais rápidos e em um espaço bem mais estruturado e bonito. Estou muito feliz”, contou. Lucia ainda frisou que no início de 2015 mais três AME’s serão inauguradas. “No primeiro quadrimestre de 2015, a pedido do prefeito, entregaremos as AME’s do Ouro Preto, Pedra Linda e Antônio Cassimiro. É um desafio muito grande, mas estamos focados e dedicados em fazer real mais um sonho de outros usuários”, acrescentou a secretária de Saúde de Petrolina.