Tá dificil pra você? Imagine pra Nós!

A Secretaria Executiva de Acessibilidade, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMUD, se uniram na última semana e realizaram a II Campanha com o tema: “TÁ DIFICIL PRA VOCÊ? IMAGINE PARA NÓS!.

A Campanha de Sensibilização veio com o objetivo de lembrar aos condutores de veículos e pedestres quais são os direitos da pessoa com deficiência no transito de nossa cidade.

Foram realizadas quatro manifestações, em dias e horários diferentes, para atingir um público diversificado. Segundo a secretária executiva de Acessibilidade Rose Andrade, é notório que existe uma luta pelo cumprimento da lei por parte da população em relação a vaga de estacionamento exclusiva para o deficiente, o assento no transporte coletivo e Petrolina precisa mudar essa cultura urgentemente.

“ Essa campanha veio no momento certo! A intenção de lembrar as pessoas os direitos dos deficientes não é tarefa fácil e essa luta barra no preconceito, na falta de atenção e na falta de sensibilidade. Nossa luta ganha mais força quando achamos apoio em órgãos como a EPTTC, e tantos outros na cidade. É justamente nesse ponto que nos tornamos mais fortes e avivados para continuar essa batalha”, afirma a secretária executiva.

Na visita que fez ao município (09/14),o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi e o Prefeito Julio Lossio, assinaram os contratos do Programa de Infraestrutura de Transporte Coletivo Urbano – Pró Transporte e o Programa de mobilidade de médias cidades – Veículo Leve sobre Trilho (VLT),Obras que farão diferença para a vida dos deficientes em Petrolina.

“Com esse conjunto de obras vamos dar para os deficientes de nossa cidade a acessibilidade que lhes é devida,precisamos tratar os deficientes com carinho e não com intolerância e mau trato, somos uma cidade e a cidade é de todo petrolinense. Nosso Governo trabalha para todos” afirmou o prefeito.

O estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência é um direito do cidadão, de acordo com a Lei 5296, que garante a reserva de no mínimo 2% das vagas em locais públicos e privados como shoppings e parques, porém essa lei é por muitas vezes desrespeitada. O motorista que estacionar em vagas exclusivas pode perder três pontos na carteira de motorista, multa e o veiculo poderá ser guinchado.

Para solicitar o cartão de estacionamento para vagas exclusivas, os interessados devem procurar a secretaria de Acessibilidade, localizada na Rua Santa Cecília nº 35 no Centro (p”1;oximo a Casa Geriátrica) com os seguintes documentos: laudo médico atual; xerox do RG e CPF e comprovante de residência.