Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Petrolina aprendem a fazer biscoitos natalinos

A equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) estão promovendo Oficinas Natalinas para os pacientes do serviço. Nesta terça-feira, 16, os usuários tiveram a oportunidade de aprender a fazer os biscoitos doces e salgados de natal com a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Mariana Pedra.

Quem colocou a mão na massa foi o Seu Francisco Davi que já tinha habilidade na área da culinária. “Eu tenho curso técnico de cozinheiro, mas já não atuo há um bom tempo. Gostei muito de fazer os biscoitos e, com certeza, farei em minha casa”, contou.

Mas, antes de dar início à parte prática da oficina a nutricionista orientou sobre o manejo correto dos alimentos e deu algumas dicas de higiene na cozinha. “É importante estarmos de toucas, luvas, com as mãos lavadas e não falar durante a produção dos biscoitos, pois a saliva também pode contaminar os alimentos”, orientou Mariana Pedra.

A coordenadora do CAPS AD, Lorena Alves, explica que o serviço oportuniza, além de outras ações, oficinas de artesanato e terapêuticas, com a finalidade de contribuir com o processo de cuidado dos usuários. “Nosso objetivo é quebrar a lógica da exclusão, da internação e proporcionar a inserção social dos pacientes, através de oficinas com atividades que eles possam desenvolver fora do serviço”, afirmou.

Atualmente, o serviço recebe em média 160 usuários, maiores de 18 anos, que fazem uso de álcool e outras drogas e que precisam de cuidados. “As nossas intervenções envolvem ações intersetoriais, que objetivam a inserção social, promoção da autonomia e protagonismo dos sujeitos, além do resgate dos laços familiares, sociais e das potencialidades de cada um”, acrescentou a coordenadora.