Comunidade do bairro Dom Avelar denuncia extração ilegal de areia, e AMMA garante que fiscalizará local

10927408_610750765697069_1734877115_o

Em Petrolina, uma prática ilegal contra o meio ambiente está chamando atenção da população. Segundo denúncias feitas ao Blog, alguns caçambeiros continuam extraindo areia de uma jazida na Avenida da Redenção, no bairro Dom Avelar, zona norte da cidade, nas proximidades da BR-428.

Até mesmo uma máquina retroescavadeira estaria sendo utilizada para encher os caminhões, que transportam o material para ser vendido em lojas de material de construção da cidade.

Ao tomar conhecimento das denúncias, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA),  informou ao Blog que vai encaminhar a equipe de fiscalização até o local para tentar identificar os autores dessa prática danosa, conforme artigo 55 da Lei Federal 9.605/98, que diz que “executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo implica em uma pena de seis meses a um ano, e multa”.  O valor da multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 3 mil por hectare ou fração retirada.

Ainda segundo a AMMA, a equipe de fiscalização, inclusive, já montou uma operação junto à equipe de Ordem Pública e da Polícia Militar, no ano passado, para tentar coibir a ação. Na ocasião, apenas uma pessoa foi flagrada no local. A mesma foi notificada a comparecer ao órgão municipal para prestar os devidos esclarecimentos. Além da retirada da areia, ficaram constatados a supressão de vegetal e uma quantidade significativa de lixo no local.

Em nota, a AMMA também esclareceu que se o terreno for de particular, é importante que ele seja cercado. Quem quiser fazer qualquer denúncia, pode ligar para a Agência do Meio Ambiente, através dos telefones (87) 3866 2779/3861 4382 ou através de email: ammapetrolina@gmail.com.

 

(Fonte): C.Brito