Deficientes visuais que fizeram o curso de informática receberão o certificado nesta quinta-feira (22)

cerificado

A Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) conclui nessa quinta-feira (22) o curso de Informática para deficientes visuais que foi realizado durante o mês de janeiro. O evento acontece às 10h30 no laboratório de Informática do SENAI, com a entrega dos certificados para os concluintes.

Esse curso de profissionalização capacitou 22 deficientes visuais para concorrerem a vagas de emprego no mercado de trabalho. Teve duração de um mês, com carga horária de 160h e foi ministrado pelo professor Milton Peres, que também é deficiente visual, e que tem larga experiência na área da informática.

A realização desse curso pioneiro em Petrolina para deficientes visuais representa o maior feito da ADVP em seus 14 anos de existência e é fruto de uma parceria entre o SENAI, o centro regional de esporte e lazer (CEL), a secretaria de cidadania, a secretaria executiva de acessibilidade, a SENTRANVASF, e o centro de reabilitação visual (CRV).

“Para nós deficientes visuais é uma oportunidade de melhorar o currículo, a fim de poder enfrentar o mercado de trabalho e conquistar cada vez mais espaço.” , declarou o presidente do Conselho e gerente de articulação da Acessibilidade, Paulo César.

Sobre o Curso

Os computadores são aparentemente máquinas comuns, mas são adaptados com softwares próprios, que atenderão a comandos de voz. O aluno deficiente visual, com perda total ou parcial da visão, será capaz de utilizar o computador por meio do fone de ouvido, em que ele pode ouvir as orientações para usar os movimentos do teclado. O objetivo do professor é ensinar cada comando de modo que o aluno tenha autonomia para utilizar a máquina sozinho, posteriormente.