É grande a procura por vagas de estágio no mês de janeiro em Petrolina, PE

Em 2015, mais de 100 estudantes foram encaminhados.
São mais de 500 empresas com parceria em Petrolina.

CIEE

Em janeiro a busca por vagas de estágio é considerada maior. Em menos de 15 dias o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em Petrolina, no Sertão pernambucano, já encaminhou mais de 100 estudantes para as vagas de emprego. O Centro realiza cadastros e encaminha currículos para estudantes no programa Aprendiz Legal, Ensino Médio, Técnico e Superior.

O programa de estágio no Centro de Integração funciona durante todo o ano, porém há uma procura maior no início de janeiro e no mês de março, pois é quando há uma grande abertura de vagas por causa da reposição de estudantes.

Os cursos mais procurados são Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Matemática e Letras. Segundo a analista administrativo do CIEE em Petrolina, Tamylis Oliveira, explica o motivo desta procura. “As empresas solicitam e nós encaminhamos os estudantes de acordo com as atividades propostas. A questão é que são solicitados currículos mais para determinados cursos, por exemplo, Pedagogia ou Administração, que são os mais procurados. São vagas um pouco mais específicas”, explica.

Com o problema de demanda em algumas áreas, estudantes que estão em busca de estágio passam muito tempo à espera. De acordo com o estudante de Jornalismo, Etelvir Santos, algumas empresas demoram para disponibilzar vagas. “Estou procurando estágio, no meu caso, ainda é um pouco mais difícil, pois quero estagiar em uma rádio da região e algumas passam muito tempo para abrir vagas ou não contratam estagiários, o que é complicado”, conta.

Como cadastrar no CIEE

Para realizar o cadastro no CIEE, o estudante que optar pelo ‘Aprendiz Legal’, precisa ter de 14 a 22 anos e estar matriculado em uma instituição de Ensino Médio ou Técnico. Já para o ‘Programa de Estágio’, o estudante precisa ter, no mínimo, 16 anos e estar matriculado em um curso de nível superior. O processo é realizado pela internet e o candidato precisa preencher seus dados pessoais, incluindo RG, CPF e cria um perfil e uma senha.

Após esse processo ele passa a receber avisos sobre as vagas do seu interesse e de acordo com a área que ele está cursando. O sistema automaticamente entra no perfil do estudante e encaminha a oferta. No caso da empresa, ela também entra em contato com o Centro, formaliza o convênio, abre ofertas, divulga e recebe os currículos através do CIEE. O Centro tem convênio com mais de 500 empresas em Petrolina.

A analista salienta que agora os estudantes têm novidades para se cadastrar e encontrar vagas disponíveis através do CIEE. “Os estudantes agora podem saber das vagas pelo aplicativos criado pelo Centro para facilitar o processo de cadastro e as notificações de vagas de emprego. Outra novidade é que os interessados em se inscrever no ‘Aprendiz Legal’, agora podem fazer sua própria convocação automaticamente pelo site”, conta. As vagas também estão disponíveis no site do CIEE.

Serviço:

Endereço: Centro de Convenções de Petrolina
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Telefone: (87) 3864-7401/ (87) 3862-5165