Escolas construídas com metodologia inovadora: futuro da Rede Municipal de Petrolina

A Secretaria de Educação de Petrolina está com várias obras em andamento. Três delas muito adiantadas. São as unidades da ProInfância dos bairros Rio Corrente, Vale do Grande Rio e Jardim São Paulo. O processo de construção, nesse caso, é o tradicional e a do Rio Corrente já abrirá matrículas ainda este mês. As outras duas, de acordo com o andamento das obras, devem ser entregues ainda neste semestre. Porém, uma nova metodologia de edificação teve inicio no Município.

Com a previsão de entrega das creches vencida, mas sem o andamento adequado, o Governo Federal mudou a procedimento de construção das unidades, conduzindo nova licitação para construção dos prédios escolares a nível nacional. A nova forma é ambientalmente sustentável, com baixa geração de entulho e desperdício de material e mais rápida.

Em Petrolina, são 13 construções com a chamada ‘Metodologia Inovadora’ que teve início com o serviço de terraplanagem das áreas, sendo que duas delas, do João de Deus e Pedra Linda, foram entregues prontas. Cada creche atenderá a 400 crianças de quatro a cinco anos em regime parcial. A empresa vencedora da licitação já trata com o MEC para autorizar o início das obras.

Vistoria nas obras

A Secretaria de Educação de Petrolina com sua Diretoria de Infraestrutura conduz a preparação dos demais terrenos no Antônio Cassimiro, Vila Eulália, Loteamento Padre Cícero, Fenando Idalina, Henrique Leite, Jardim Petrópolis, Jardim Imperial, Quati 2 e Izacolândia, para que a empresa possa iniciar as obras com possível brevidade. Por isso, diversas visitas são feitas pelos funcionários da pasta com a finalidade de cumprir a demanda existente.