Infestação de pernilongos incomoda moradores de Petrolina, PE

Os moradores do bairro Cohab VI, Zona Oeste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reclama da infestação de pernilongos na região. O problema  que é recorrente na localidade, desta vez  é provocada pela falta de limpeza de uma lagoa, situada próximo a Rua 79 do bairro, que não é feita regulamente, gerando um acúmulo maior de lixo, esgoto e demais resíduos.

A professora Ednalva Costa relata que há cerca de três meses a situação está insuportável. “Quando limpa a lagoa, tem pouca muriçoca, mas quando passa dois, três meses sem limpar, fica horrível. Tem três dias que eu não sei o que é dormir. A gente deita para dormir e acorda duas, três vezes na madrugada. Tem dia que fico só esperando o dia amanhecer”.

Quem também se sente incomodada é a dona de casa Lucimar Coelho. “Temos que economizar energia e se não ligar o ventilador, não tem como conseguir dormir. Não sabemos nem o que fazer. As crianças estão todas aqui feridas por causa das picadas das muriçocas”, esclarece.

Segundo Ednalva Coelho, a última limpeza da área foi feita há cerca de quatro meses. “A prefeitura mandou uma equipe que vem e limpa tudo direitinho, mas as pessoas que moram próximo não tem consciência e jogam lixo. Termina que cria todo tipo de inseto. Tem ratos, baratas e moscas também. Os moradores deviam ajudar e não jogar nada aqui”.

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que como a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana precisa chegar a todos os bairros, a comunidade da Cohab VI será incluída em um segundo ciclo de limpeza. Mas a data para que a ação aconteça não foi divulgada.