Intensificada a retirada de placas instaladas ilegalmente em Petrolina

Ação combate a poluição visual no município.
Em dois dias de operação, mais de 160 placas foram removidas.

Caminhão leva publicidade irregular (Foto: Amanda Franco/ G1)

Mesmo com a realização constante de fiscalizações em combate à poluição visual emPetrolina, no Sertão de Pernambuco, foi necessária uma intensificação no trabalho pela cidade. Isso porque, segundo a Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã, o número de placas colocadas ilegalmente pela cidade cresceu consideravelmente nos últimos meses.

De acordo com o secretário, Jenivaldo Santos, as fiscalizações eventuais não foram suficientes para coibir as irregularidades. “Tivemos que montar uma operação específica e estamos circulando por toda a cidade”, afirmou o secretário de Ordem Pública. A operação foi inciada nesta terça-feira (6) e em dois dias já foram retiradas das vias públicas mais de 160 placas instaladas irregularmente.

Distribuídas pelas avenidas, pregadas em postes ou até mesmo em passeios públicos existem diversos tipos de placas que vão desde anúncios imobiliários a ofertas de serviços. Segundo Jenivaldo Santos, até alguns tipos de comunicação visual de posse da prefeitura municipal tiveram que ser removidas. “Na rua Clementino Coelho, no Centro, tinha uma placa de sinalização vertical com ponto turístico que era baixa demais e as pessoas que passavam se machucavam. Ela precisou ser retirada”, disse.

A Secretaria reforça que apesar de algumas pessoas colocarem este tipo de comunicação por desconhecimento das normas, boa parte ignora a legislação. Jenivaldo Santos afirmou que para que seja instalado algum tipo de placa pela cidade é preciso autorização da prefeitura, mas que temporariamente este serviço está suspenso pela quantidade de placas instaladas indevidamente.

A punição é a remoção imediata das placas que vão para o depósito da prefeitura e são retiradas pelos proprietários mediante pagamento de multa que varia de R$ 54 a R$ 162, a depender do tamanho ou a reincidência.