Medicamento '3 em 1' para Aids e HIV deve chegar à Petrolina em fevereiro

Remédio é destinado a pacientes que iniciarem o tratamento de HIV e Aids.
Medicação visa melhorar a adesão ao tratamento da doença.

REMEDIO AIDS

A partir do mês de fevereiro em Petrolina, no Sertão pernambucano, pacientes que iniciarem o tratamento de HIV e Aids poderão receber gratuitamente o medicamento ‘3 em 1’. A nova droga combina três composições, Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). De acordo informações do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais de Petrolina, a novidade, que vai beneficiar 100 mil pacientes em todo país, visa melhorar a adesão ao tratamento da doença, facilitando a ingestão dos medicamentos.

A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Raquel Costa, disse que a previsão de chegada da medicação e o início da entrega é para fevereiro, devido à questão logística e transporte até o município. “Não é um medicamento diferente do que já existia, o que muda é que eram três cápsulas e agora é um único medicamento”, lembra.

Contudo, Raquel alerta que a dose tripla combinada é destinada a pessoas que foram diagnosticadas recentemente. “Esse medicamento veio para beneficiar pacientes que descobriram que tem HIV/ Aids a partir de agora. Quem já fazia o tratamento da doença vai continuar tomando os três medicamentos separadamente. A ideia é que futuramente todos passem a tomar da nova droga”, explica.

Teste Rápido de HIV

Os interessados em fazer o teste rápido em Petrolina devem procurar o Programa de DST/ Aids e Hepatites Virais que fica no prédio anexo da Secretaria de Saúde, na Avenida Fernando Góes, nº 537, Centro. Para fazer o exame é necessário comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento, portando um documento com foto, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já para dúvidas e entrega de preservativos femininos, masculinos e gel, o horário é de 7h30 às 17h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar