Moradores fazem mutirão de limpeza no Fernando Idalino em Petrolina, PE

Iniciativa foi dos moradores para diminuir os incômodos com o esgoto.
Há mais de seis anos que saneamento do bairro não foi concluído.

Moradores fazem mutirão no bairro Fernando Idalino em Petrolina, PE (Foto: Luana Bernardes/TV Grande Rio)

Moradores do bairro Fernando Idalino, na Zona Leste de Petrolina, no Sertão pernambucano, se reuniram nesta terça-feira (20) para fazer um mutirão de limpeza para diminuir os transtornos com o esgoto a céu aberto, principalmente, nas ruas 13,14, 15 e 16 da comunidade.

O mototáxi José Vicente Barbosa mora há 14 anos no bairro. Ele conta que os moradores estavam incomodados com o esgoto escorrendo nas ruas e tiveram iniciativa de organizar o mutirão. “Compramos canos e contratamos uma máquina para cavar e enterrar os carros e fazer a limpeza do esgoto. Há mais de seis anos que o saneamento não foi concluído no Fernando Idalino e as bocas de lobo ficam estourando”, destaca.

Máquinas são utilizadas para fazer obras no bairro Fernando Idalino em Petrolina, PE (Foto: Luana Bernardes/TV Grande Rio)

O operador de máquinas Jailson Miranda Alves, vive há seis anos no Fernando Idalino e disse que desde que chegou no bairro tem que conviver com o problema. “O esgoto fica a céu aberto, os carros e motos passam pelo esgoto e sujam todas as ruas, levando o mau cheiro para as casas. Arrumamos um tubo e vamos colocar na passagem das vias”, explica.

Para resolver os problemas de saneamento básico no bairro, os moradores relatam que já recorreram ao município e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “A gente sempre pede as autoridades e ninguém ajuda, por isso compramos material e alugamos uma máquina. O ideal seria uma pavimentação do local”, ressalta Jailson.

Em nota, a assesoria da Compesa informou que no ano de 2007, quando começou a fazer o projeto para a Obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, a Prefeitura de Petrolina já executava a obra de saneamento do Fernando Idalino, por isso a Companhia não incluiu o bairro no projeto de ampliação . No entanto, para beneficiar a comunidade com um novo sistema, a Companhia iniciou um levantamento para identificar o que já foi implantado pelo município e o que falta para garantir a operação de todo o sistema de esgoto. Após esta etapa, será montado o projeto e em seguida realizada a licitação da obra. A nota não estipulou um prazo para que o término desse processo e retomada das obras.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Petrolina informou através de nota que o Programa Pavimenta Petrolina vai realizar sorteios que servem de critérios para a escolha de bairros saneados para atender com a pavimentação. Entretanto, como se trata de sorteio, não há prazo estabelecido para o atendimento de cada bairro.