Moradores reclamam da falta de médico em Petrolina, no Sertão

Aviso fixado na entrada da unidade diz que médica está de férias.
Falta de medicamentos e vacina também estão entre as queixas.

Aviso explica falta de médico na Unidade de Saúde em Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Quem precisa de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde Miguel de Lima Durando, no bairro Loteamento Recife, Zona Leste de Petrolina, no Sertão pernambucano, está insatisfeito. De acordo com relatos, falta medicamentos, médico e funcionários. A queixa também se refere a administração de vacinas.

Na entrada da Unidade de Saúde, um anúncio esclarece que as consultas médicas não poderiam ser agendadas durante parte do mês de dezembro e janeiro, porque a profissional responsável estaria de férias. Nenhum outro profissional foi colocado para atender a demanda da comunidade durante o período.

Segundo a professora Maria Aparecida de Aquino, não está sendo possível pegar algumas medicações. “O remédio que preciso tomar para gastrite está em falta no Posto de Saúde. Também sou hipertensa, mas não posso pegar o medicamento porque minha receita está vencida e não há médico para fazer uma nova consulta e a enfermeira não pode prescrever. Fica difícil porque agora vou ter que esperar a médica voltar”.

Na farmácia alguns medicamento estão em falta (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Na farmácia alguns medicamento estão em falta (Foto: Reprodução)

Na farmácia, é possível ver que algumas medicações para diabetes, hipertensão e gastrite estão em falta. Maria Aparecida também relatou problemas com a falta de vacina. “Meu filho precisava tomar uma vacina com 1 ano e 3 meses, mas só consegui na última terça-feira (6), quando ele estava com 1 ano e 5 meses. Quando procurava o posto, era informada que a vacina não tinha chegado”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as férias da médica é um direito legal e assegurado e que durante este período, os usuários que tiverem alguma urgência médica devem procurar outra Unidade de Saúde do município.

Sobre as vacinas, foi esclarecido que as unidades também são abastecidas pela Gerência Regional de Saúde (8ª Geres) e que nesta sexta-feira (9), um novo lote de vacinas foi repassado ao município e será distribuído nas unidades.

A Secretaria de Saúde comunicou também que foi feita uma licitação para compra de medicamentos e a distribuição dos remédios já está acontecendo.