Número de atendimentos do Procon Facape cresce mais de 100%

O Procon da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) vem aumentando a cada ano o número de atendimentos aos consumidores da região. Entre janeiro e dezembro de 2014, a unidade registrou 1.084 reclamações, o que representa um aumento de quase 118% em comparação ao mesmo período de 2013, quando foram registrados 498 atendimentos.

De acordo com o levantamento, mais de 67% das reclamações foram decorrentes de consumidores insatisfeitos com a compra de produtos em lojas do comércio. Os meios de consumo adquiridos por telefone e internet também aparecem no ranking, somando 211 reclamações.

Em 2014, o número de audiências também superou: ao todo, foram realizadas 246, uma média de quatro audiências por dia. Segundo a coordenadora da unidade, Maria Edinalva de Souza, aproximadamente 80% dos casos são solucionados ainda no Procon, sem a necessidade dos consumidores prosseguirem com o processo na justiça.

O projeto

O Procon da Facape é um projeto do curso de Direito em parceria com o Governo de Pernambuco. O atendimento é feito por estudantes que colocam em prática o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. De acordo com Edinalva, o trabalho é voluntário e os discentes participam de todo o processo, desde o atendimento inicial às audiências de conciliação.

A equipe do Procon Facape é formada por 11 acadêmicos do curso de Direito, que de forma voluntária cumprem fielmente  todas as atribuições da unidade, orientando os consumidores sobre seus direitos e garantias. Além de atender, os estudantes realizam audiências de conciliação, promovendo acordos entre consumidores e fornecedores”, explicou.

Neste mês de janeiro, o Procon da Facape está em recesso, retornando o atendimento ao público no dia 9 de fevereiro, das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira.

 

(Texto):Thaíse Rocha

Ascom Facape