Prefeito Julio Lossio se reúne com produtores rurais que participam do UCCA em Rajada

Em plena caatinga, o prefeito Julio Lossio se reuniu com os produtores voluntários, que aderiram ao programa UCCA (Unidade de Conservação da Caatinga). O local não foi escolhido aleatoriamente, mais pelo fato de abrigar a primeira UCCA implantada no município, do produtor Candido de Lima, proprietário do sitio Romão, em Rajada, distrito de Petrolina.

Petrolina, que já é conhecida internacionalmente pela irrigação, também passará a ter um reconhecimento histórico na área sequeira. Isto devido a iniciativa do prefeito Julio Lossio com a implantação do Programa Municipal de Proteção à Caatinga, desenvolvido em Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Para celebrar a efetivação das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), o prefeito Julio Lossio; o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro; os produtores e demais presentes participaram de um momento de troca de ideias sobre o sucesso do programa que hoje envolve 10 produtores da área sequeira de Petrolina.

Para o prefeito, o principal fator que leva o sucesso da UCCA é o fato da terra preservada ter dono. “Não adianta cercar uma área enorme e vê-la em seguida ser depredada ou invadida. As nossas Unidades de Conservação da Caatinga foram pensadas para ajudar a vida das pessoas e do meio ambiente. Das pessoas, porque elas passam a ter um saldo a mais, oriundo do salário que o município disponibiliza para aqueles que seguem a risca as regras da UCCA e para o meio ambiente que passa a ser cuidado com o respeito que a caatinga merece”, expôs o prefeito

Para Gleidson Castro, diretor presidente da AMMA, a UCCA só dá certo porque interage diretamente com o produtor. Ela fortalece o envolvimento do produtor com o bioma. “Nosso principal objetivo é fazer com que a Caatinga, bioma que vem sendo devastado de maneira assustadora, seja preservado nas áreas que compõem nosso município e, com isso, possamos nos tornar referência para outras áreas do país. Temos uma riqueza de fauna, flora e apenas queremos conscientizar cada vez mais os produtores rurais de que é possível que eles usufruam do ambiente em que vivem sem, contudo, extinguir a sua riqueza vegetal e animal”, pontua.

O produtor Fernando Soares, teceu elogios a iniciativa do prefeito. “Quero parabenizar o prefeito Julio Lossio e dizer que fico muito satisfeito em participar desse projeto que cuida da nossa caatinga que estava sendo destruída ao longo dos anos”, ressaltou acrescentando uma única preocupação de sua parte. “Fico pensando. Espero que o próximo prefeito dê continuidade a esse projeto que só beneficia a área sequeiro e nós agricultores e produtores”, concluiu.