Quase 12 mil condutores estão com a CNH vencida em Petrolina, PE

Na cidade, 1.949 carteiras devem vencer no mês de janeiro.
Em 2014, 251 pessoas foram autuadas com a Habilitação expirada.

CNH carteira de motorista (Foto: G1)

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, 11.919 condutores estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Somam-se a esse número, 1.949 carteiras que vencem no mês de janeiro. Em 2014, foram mais de 250 registros de pessoas autuadas com a Habilitação expirada.

Segundo o coordenador da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Petrolina, Wenderson Batista, uma das razões para o grande número de Carteiras vencidas é o descuido. “O que percebemos no cotidiano de trabalho é a falta de cuidado mesmo. Muitas pessoas não ficam atentas ao prazo de renovação”, conta.

Outra razão para o índice de CNHs expiradas, segundo o coordenador, é a questão financeira. “Alguns condutores acumulam muitas infrações que acabam levando ao cancelamento da CNH. Para poder conduzir novamente, essas pessoas precisam repetir todo o processo, frequentar a autoescola, realizar as provas e, principalmente os jovens, desistem por não ter como pagar”, explicou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que trafega com a CNH vencida há mais de trinta dias está cometendo uma infração gravíssima. A penalidade é o pagamento de uma multa no valor de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira. O veículo ainda será recolhido e só poderá ser liberado quando alguém devidamente habilitado se apresentar para buscar o transporte.

Em Petrolina são emitidas uma média de 1,2 mil novas carteiras de habilitação por mês.

Você mesmo pode consultar a situação da sua CNH clicando no link abaixo, bastando digitar apenas o número do seu CPF.

http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=331

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar