Sistema de benefício do Bolsa Família está indisponível em Petrolina, PE

Desbloqueio, acesso ao NIS e Tarifa Social não podem ser realizados.
34,183 famílias recebem o benefício no município.

O Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) e o Sistema de Gestão de Benefício ao Cidadão (SIBEC) que administram os benefícios financeiros do Programa Bolsa Família estão indisponíveis por problemas técnicos em Petrolina, no Sertão pernambucano.

No município 68,391 pessoas realizaram cadastro no CadÚnico e 34,183 são beneficiários do Bolsa Família. Os problemas no sistema iniciaram há dois dias, mas somente nesta última segunda-feira, apresentou a falha. Segundo a secretária executiva de Assistência Básica, Ana Carla Coelho, somente os beneficiários que estiverem com cadastro em dias poderá ter acesso a conta. “Aqueles que não estão com o cadastro em dias não poderão realizar o desbloqueio. Também não será possível ter acesso ao Número de Identificação Social (NIS) ou a Tarifa Social”, afirma.

A secretária também conta que o sistema é disponibilizado pela Caixa Econônica Federal e as medidas necessárias já estão sendo tomadas para a resolução do problema, porém não há data definitiva para retorno do sistema. “A previsão é para que na quinta ou sexta-feira o sistema já esteja normalizado. Caso não regularize, ou somente a partir da próxima semana”, conta.

A Caixa afirma que o SIBEC e o CadÚnico, estão temporariamente indisponíveis para cadastros, manutenções e consultas. A empresa já está trabalhando para a resolução dessa indisponibilidade e esclarece que a ocorrência não afeta as transações de pagamento dos benefícios.

Outras informações estão disponíveis através do telefone 0800 707 2003. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.