Campanha contra HPV começa na próxima segunda (2) em Petrolina, PE

06_01_2015_saasde_toda_adolescente_nesta_faixa_etaria_vacinada_entre_marao_e_abril_passados_taam_que_tomar_a_segunda_dose._fotos_secompmi

Este é o segundo ano da campanha de vacinação.
Município ainda não recebeu novas doses até esta quinta-feira (26).

Começa na próxima segunda-feira (2) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Em Petrolina ainda não há um levantamento do número de meninas que devem ser imunizadas, pois a faixa etária, que antes era de 11 a 13 anos de idade, foi modificada para garotas de 9 a 12 anos.

Este é o segundo ano da campanha, que foi iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o país no dia 10 de março de 2014. Todas as unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) já estão sendo abastecidas com as cerca de 4 mil doses restantes da última campanha, pois o município ainda não recebeu as novas vacinas. “Muitas meninas que tomaram a primeira dose na primeira campanha não voltaram para tomar a segunda, mas elas ainda podem procurar”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Jeane Moraes.

A imunização contra o HPV acontece em três doses. “A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos da primeira dose”, afirmou Jeane. Segundo a coordenadora do PNI, apenas 33% das meninas procuraram as unidades de saúde do município para tomar a segunda dose. “A vacina não surte efeito com dose única e é por isso que as jovem que tomaram a primeira devem procurar um posto de saúde para dar continuidade”, disse.

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é polivalente e protege contra o câncer do cólo do útero. O HPV é o terceiro tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil. Os sintomas só aparecem quando ela já está em estágio avançado.

Os postos de saúde serão abastecidos durante a próxima semana, a depender da demanda. As unidades da Zona Rural de Petrolina funcionam de 7h às 14h. Na Zona Urbana, os postos ficam abertos à população de 8h às 17h.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco para saber se ocorreu problema na distribuição das novas doses e foi informado que “houve um problema com o veículo que faz a entrega dos insumos, mas que a situação já foi resolvida. As vacinas foram enviadas para a sede da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, na quinta-feira (26) e a previsão é que a entrega aos municípios seja feita já nessa sexta-feira (27).

Estratégias

Segundo a coordenadora do PNI, a Secretaria de Saúde de Petrolina está procurando as escolas para fazer uma busca ativa das meninas que possuem idade de 9 a 12 anos para agilizar a vacinação e conseguir atingir a meta mais rápido.